viernes, 31 de diciembre de 2021

Notícias trail running em Português




Especialista sites de Língua Portuguesa

  

  • Avaliação - Maratona Internacional dos Perdidos 2013
    July 24, 2013
    Por Equipe Trail Labs

    Olá montanheiros.

    Em nossa terceira avaliação de corridas de montanha que participamos, um enfoque diferente. Não estivemos competindo, mas sim profundamente envolvidos com a parte de divulgação e cobertura em tempo real da prova, oferecendo nossos serviços ao organizador TRC Brasil, por meio de atualizações instantâneas viafacebook. O trabalho se mostrou um absoluto sucesso de público e crítica, com muitos acessos à este canal na rede social e muita participação da audiência. Sem mais delongas, vamos à prova.

    Competição: 1ª Maratona Internacional dos Perdidos 42 Km -Tijucas do Sul

     * Distância: 42 Km solo. Havia também a opção de 4 e 13 Km individual.
    * Altimetria Informada: Aproximadamente 2.500 metros de Desnível Acumulado.
    * Organização: TRC Brasil.
    * Inscrição: R$ 290 reais + taxa de conveniência (se feita via internet).
    * Kit: 
     - Numeral em Tyvek;
    - Chip de cronometragem;
    - Camiseta TRAILEVO em poliamida;
    - Adesivos;
    - Seguro pessoal;
    - Medalha de participação para 4K e 13K;
    - Medalha de FINISHER para a Maratona 42K;(somente quem terminar a prova)
    -*Ticket Almoço (somente para maratona).

    - Estrutura do local de largada/chegada:

    * Localização: Fazenda Morro dos Perdidos, a 65 km de Curitiba, com fácil acesso pela BR 376 sentido Santa Catarina. O local oferece estacionamento, camping, pesque-pague, refeições e muitas trilhas.
    * Guarda volumes: Presente.
    * Banheiros: Três masculinos e dois femininos.
    * Estacionamento: Presente, compatível com o porte do evento.
    * Sinal de celular: Observamos de todas as operadoras, embora inconstante.
    * Abrigo em caso de mau tempo: Estrutura da fazenda e tenda em tamanho condizente.
    * Outras características: Além da oferta de refeições, era possível desfrutar de ambiente natural com segurança e toda a atenção do proprietário, Sr. Osmarildo.

    - Percurso:

    * Circuito: Absolutamente insano, como prometido. Analisem a carta altimétrica abaixo e tirem suas conclusões.

     * Postos de hidratação: Cinco, na parte inicial da prova, oferecendo copinhos lacrados de água mineral. Não era permitido ao atleta deixar o posto de hidratação com o copo, minimizando assim o risco de mau comportamento de alguns atletas em largar o copo longe do alcance da organização que realiza um "pente-fino" pós prova, para assegurar a limpeza total do local de prova. Durante a maior parte da maratona, o recurso de hidratação era oferecido pelos inúmeros riachos e fontes atravessadas durante o percurso. O foco na hidratação fornecida era para a modalidade 13 km, cujo percurso era comum aos primeiros quilômetros da maratona.
    * Áreas de Apoio durante a prova: Uma, no quilômetro 21. Neste ponto, tempo limite de chegada com 4 horas, a fim de preservar as condições de segurança do evento e do atleta. Os participantes cortados foram transportados em ônibus da organização para o local de largada/chegada.
    * Estrutura médica e de segurança: Havia ambulância e socorristas no percurso.
    * Premiação: Três primeiros colocados geral masculino e feminino. Infelizmente nenhuma das três mulheres inscritas na modalidade 42K conseguiu passar no quilômetro 21 antes das quatro horas de prova, tempo estipulado no regulamento para o corte, por medida de segurança.
    * Medalha: Correta.
    * Pós Prova: Mesa de frutas, hidratação, UltroX RB e isotônico. Premiação após a conclusão da prova.
    * Concluintes na distância avaliada: 20, sendo todos homens. As duas mulheres que largaram não chegaram a tempo de evitar o corte nos 21km com 4 horas.

    - Impressão Geral:

    Um dos maiores desafios de corrida de montanha jamais realizados em terras tupiniquins. 42 quilômetros duríssimos, onde largaram pouco mais de 40 atletas e somente 20 finalizaram dentro do tempo limite de oito horas. Alguns atletas chegaram depois do prazo mas foram igualmente premiados e recebidos, como manda o manual dos bons costumes, com todos esperando até o último atleta chegar em segurança. Um respeito enorme por cada um dos presentes no evento.

    - Algumas palavras sobre a competição nas modalidades 13K e 4K:

    Centenas de inscritos participaram da prova com 13 quilômetros (aproximadamente), em um circuito de grande dificuldade física e técnica. Em torno de 800 metros de desnível positivo acumulado, subidas fortes, descidas técnicas, cruzo de rios e muita lama. Quem lá esteve apreciou muito e saiu satisfeito tanto com a qualidade do percurso como com a atenção da organização aos detalhes como segurança, simpatia e atenção geral. Um prova de amigos para amigos. Nesta modalidade havia premiação para geral e para categorias por faixa etária.

    Concluintes 13K: 182 atletas, sendo 58 mulheres e 124 homens. Resultado aqui.
    Concluintes 4K: 77 atletas, sendo 39 mulheres e 38 homens. Resultado aqui.

    Leia os relatos de atletas que lá estiveram:

    Daniel Júnior: http://juniortrailrunning.blogspot.com.br/2013/07/relato-maratona-dos-perdidos.html
    Daniel Meyer: http://danielmeyerultramaratonista.blogspot.com.br/2013/07/forca-vegana-na-maratona-dos-perdidos.html

    Excelente cobertura fotográfica de Wladimir Togumi, do portal AdventureMag. Imagens simplesmente sensacionais: http://www.adventuremag.com.br/noticias/7/4290/galeria-de-fotos-da-maratona-internacional-dos-perdidos-2013.html


    Imagens abaixo.



    Percurso e altimetria da modalidade 13K.
    George Volpão na cobertura da prova no alto do Morro dos Perdidos (Foto: Wladimir Togumi).

    Largada modalidade 13K (foto: Ana Barbara Vicentin Volpão).

    Pódio modalidade 42K (foto: Ana Barbara Vicentin Volpão).

    Carlos Magno, 4º colocado no cume do Morro dos Perdidos (foto: George Volpão).

    Atletas da modalidade 13K (foto: George Volpão).

    Cleverson del Secchi, 2º colocado dos 42K logo após a chegada (foto: George Volpão).

    Daniel Meyer, 3º colocado dos 42K logo após a chegada (foto: George Volpão).







  • I Training Camp Trail Labs - Inverno 2013 - Como Foi (Parte II)
    July 17, 2013
    Por Equipe Trail Labs


    5:30 começa a profusão de despertadores... Os integrantes mais dispostos levantaram neste horário para uma saída de duas horas com aproximadamente 400metros de desnível positivo. Em torno de 14 quilômetros, sendo 5 de trilhas técnicas. Fazia um frio de 6 graus e o céu ainda estava estrelado quando saímos. Nesta rodagem, éramos seis. Começou a clarear na subida da Serra da Faxina, trecho em estrada de terra com subida suave. Pouco adiante chegamos no vilarejo de São Luiz do Purunã, onde tomamos o rumo dos campos gerais. Ali o sol nos brindou com espetáculo de cores incríveis. Com pouco menos de uma hora e meia, chegamos ao mirante da Faxina, ponto alto do "passeio" com 1.150 metros de altitude e ampla visão. Breve relax e toca para baixo: 5 quilômetros de descida técnica com trilhas de todos os tipos. Pura diversão!

    Assim que chegamos na sede da chácara, o restante do grupo se animava para um trote leve de seis quilômetros. Quem tinha feito a rodagem anterior aproveitou para tomar um bom café da manhã que preparamos e aguardar o retorno do grupo, para encarar novamente a subida da serra, desta vez por trilha. Liberdade de ação, essa foi a tônica. Assim, é possível cada um correr trechos dentro de suas condições físicas. Partimos então novamente para o Mirante da Faxina, desta vez com quem ainda não conhecia o trecho. Um total de 9 quilômetros 100% trilhas técnicas.

    Retorno para almoço na Estância Águas da Serra e mais uns poucos slides e vídeos no meio da tarde, já em clima de "quero mais". Deixamos o local do camp pontualmente às 17 horas, levando conosco a certeza de termos dado o melhor do nosso conhecimento técnico e também de ter aprendido muito com as experiências compartilhadas por nossos amigos..


    Training Camp Trail Labs é assim e sempre será: troca de experiências, cada um contribuindo de sua forma, em um processo de aprendizado e compartilhamento de informações único. Porque, no fim das contas, somos todos encantados por montanha e por desafios.

    Mais que uma clínica de trail running, o Training Camp é oportunidade de viver a corrida de montanha na sua essência: companheirismo, liberdade de ação, desafio e incentivo à autossuficiência.

    Nos dias 21 e 22 de setembro vai ter mais. Fique ligado.

    Nosso muito obrigado a todos aqueles que confiaram na proposta e no processo como um todo. Sem vocês, essa parada não teria sido possível.

    O Trail Labs agradece especialmente à Território Mountain e à TRC Brasil pelo suporte oferecido, desde a concepção da ideia até sua execução.

    E nossa mais profunda admiração, carinho e respeito por quem lá esteve e conviveu conosco neste um dia e meio. Vocês fizeram a diferença e trouxeram os ingredientes necessários para o sucesso. Valeu!

    Foto: Marcelo Santos

    Foto: Fred Campos

    Foto: Fred Campos



















  • I Training Camp Trail Labs - Inverno 2013 - Como Foi (Parte I)
    July 15, 2013
    Por Equipe Trail Labs

    Uma ideia na cabeça e muita vontade de fazer dar certo. Bons amigos, ótimas parcerias e a natureza "conspirando" a favor. Não teria como dar errado.

    O primeiro Training Camp que organizamos foi um verdadeiro sucesso. E não somos nós que frisamos isso. Quem se dispôs a acreditar em nosso projeto pôde provar que estávamos no caminho certo ao fazer a nossa escolha: Uma casa simples, no meio da mata, de acesso restrito, com trilhas de todas as dificuldades, serras, rios de águas cristalinas. Tinha também uma térmica com mate, um vinho para curtir assistindo um filme de montanha, comida típica de roça, temperaturas típicas de inverno paranaense (em torno de 6 graus ao amanhecer) e muita, disposição dos integrantes. Foram eles que fizeram a diferença.  Mais do que uma clínica de corrida de montanha, uma verdadeira imersão no universo trail runner, com foco principal no aspecto lúdico, na camaradagem e nos valores éticos e morais, bem como na integração com o meio ambiente e com os participantes.



    Nove pessoas lá estavam, chegaram animados e com os olhos brilhando. A parte teórica que havíamos preparado para o sábado a tarde não animou muito (risos). Também pudera: um lindíssimo céu azul invernal convidava para um primeiro contato com a terra e com as trilhas da região. No Training Camp Trail Labs é assim: rasgamos o script se necessário e aceita o chamado da galera e da montanha. Saímos para um trote descontraído pirambeira acima, depois morro abaixo. Ótimo para quem ainda não se conhecia estreitar os laços e se entrosar. 

    Após um pôr do sol daqueles, hora do rango: quase 3 quilômetros de caminhada até o local escolhido, na mais perfeita escuridão e sob céu estreladíssimo. Mais blá-blá-bla. Ali, o assunto dominante foi a temática do camp, obviamente: trail running. Com isso, captamos a mensagem: para quê salas fechadas, caminho de uma via (palestrante para ouvinte), cadeiras confortáveis? Na caminhada tratamos de diversos temas. Das bolhas do Daniel Júnior ao entusiasmo da Cris Wickert com seus relatos de provas em outras regiões do país.



    Bem alimentados e retornando em uma escuridão ainda mais intensa, chegou a hora de curtir um documentário com o Carlos Sá, grande ultramaratonista português, especialista em montanha. A programação era dormir cedo, pois parte do grupo sairia antes do amanhecer para um rolê de duas horas nos matos da região de São Luiz do Purunã. Colchões espalhados por todos os cantos, naquilo que chamamos de caos organizado. Pura ansiedade pelo domingo que anunciava tempo aberto e trilhas ainda mais interessantes. Abaixo, imagens do sábado, primeiro dia.

    (continua...)










  • Miwok 100 - Vídeo
    June 25, 2013

    Por George Volpão

    Boa tarde, turma!

    A partir de hoje vamos publicar todas as terças-feiras vídeos que tenham a ver com nossa paixão maior, o Trail Running. Para começar bem, vamos fugir dos vídeos de provas já manjadas como UTMB - Ultra Trail du Mont Blanc, Western States e Transvulcania. Não que estas provas não ofereçam belas imagens, mas queremos também mostrar coisas diferentes para vocês.

    A Miwok 100 é uma corrida em trilha nas cercanias da grande San Francisco, no Estado da California, EUA. Seu percurso é de 100 quilômetros percorridos em cenário muito bonito, tendo as montanhas de Marin Headlands (berço do mountain bike moderno) se avizinhando do Oceano Pacífico. Trata-se de uma prova bastante concorrida, onde para se inscrever precisa passar por um sorteio. O que mais me chama a atenção é a simplicidade com que tudo acontece, desde o site do evento, passando pela estrutura simples, nada de oba-oba, etc. Basta uma linha de largada/chegada alguns "aid-stations" e muito tesão de correr naqueles matos.

    Bem, chega de papo e vamos apreciar as imagens e a trilha sonora. O vídeo abaixo é uma compliação de imagens da prova realizada em 2011. Quem recebe atualizações por e-mail pode clicar aqui. Semana que vem eu volto com mais vídeos. Ah, e quem tiver sugestão... manda aê!

    Good Trails!




    George Volpão é Editor Chefe de Trail Labs, além de corredor e montanhista há mais de 16 anos. Com suas andanças pelo Brasil teve a oportunidade de absorver valores que o levaram a correr também pelos seus ideais e transmitir os conhecimentos adquiridos de modo que a informação esteja sempre circulando. Vive atualmente em Curitiba, suficientemente próximo de suas trilhas favoritas.

                  Posts por George Volpão

  • Training Camp Trail Labs - Informações Gerais
    July 16, 2013
    APRESENTAÇÃO
    O Training Camp Trail Labs vem preencher uma lacuna observada no segmento das corridas de montanha em nosso país. Mais do que uma clínica de trail running onde são tratadas as variáveis comuns ao esporte, o Training Camp Trail Labs proporciona uma verdadeira experiência de corrida em trilhas. Em um final de semana, os participantes tem a oportunidade não somente de conhecer não somente a teoria e prática das corridas de montanha, mas principalmente vivenciar e compartilhar experiencias com os demais participantes do Training Camp.  Nosso objetivo com esse formato é evidenciar valores do esporte, compartilhar conhecimento específico e integrar pessoas com o mesmo interesse em comum: a prática de corridas de montanha em nível amador, ou seja, voltado áquele praticante que gosta de se desafiar nas trilhas.
    CONTEÚDO RESUMIDO
    1. As corridas de montanha, suas definições, origens, variantes e sua posição no cenário esportivo atual.
    2. Ética, código de conduta e compromissos morais 
    3. Equipamentos básicos para a prática da modalidade
    4. As corridas de montanha pelo Brasil e pelo Mundo
    5. Conceitos e preparação física 
    6. Conceitos e preparação técnica 
    7. Alimentação e hidratação 
    8. Procedimentos básicos de emergência
    9. Navegação e orientação 

    CONTEÚDO DETALHADO
    1. As corridas de montanha, suas definições, origens, variantes e sua posição no cenário esportivo atual. 
    A duvidosa e inútil tentativa de definição das corridas de montanha, trail running e outras nomenclaturas. Origem da modalidade. Trail Running ou Corrida Fora do Asfalto? Para onde segue o esporte? Características e diferenças fundamentais entre os cenários nacional e internacional.
    2. Ética, código de conduta e compromissos morais
    Responsabilidades individuais e coletivas com o meio ambiente, clima, lixo e o esporte. Etiqueta de trilha. Convívio harmonioso em trilha. Uso e respeito da terra pública e privada. Noções básicas de mínimo impacto ambiental. Princípios básicos de manutenção, recuperação e construção de trilha. Consumo consciente. Não violência. Respeito a todas as formas de vida. Aspectos sociais, culturais e históricos do esporte. Aula teórica e prática, com mais exercícios práticos ao longo do curso.
    3. Equipamentos básicos para a prática da modalidade
    Diferenças entre os equipamentos de corrida em rua para os de corrida em trilha. A variável distância e terreno. Calçados. Especificidade dos Calçados. Meias. Equipamentos de hidratação. Eletrônicos. Acessórios Diversos.


    4. As corridas de montanha pelo Brasil e pelo mundo
    Atual cenário nacional e internacional. Características das competições existentes. O Trail Running não competitivo.
    5. Conceitos e preparação física
    Avaliação de condições prévias ao início da prática do esporte. Resumo sobre teoria do treinamento desportivo aplicado às corridas em trilha. O Princípio da Individualidade Biológica, o Princípio da Adaptação, o Princípio da Sobrecarga, o Princípio da Continuidade, o Princípio da Interdependência Volume-Intensidade e o Princípio da Especificidade. Treino de Resistência. Treino de Força. Alongamento e Flexibilidade. Preparação Mental.
    6. Conceitos e preparação técnica 
    Apresentação de técnicas importantes na prática do Trail Running. Técnicas de descidas íngremes. Superando obstáculos. Eficiência energética. Inter-relacionamento preparo físico X preparo técnico.
    7. Alimentação e hidratação
    Importância da alimentação no dia a dia do praticante. Alimentação pré-treino e pré-prova. Alimentação nas ultra distâncias. Recuperação.
    8. Procedimentos básicos de emergênciaAvaliação de emergências, estabilização de situações de emergência, determinação do procedimento de ação mais apropriado. Controle de riscos. Gerenciamento de recursos. Elaboração prévia de “plano de resgate” e “plano de auto-resgate”. Checklists. Kit de emergência. Kit de primeiros-socorros. 

    9. Navegação e orientação
    Diferença entre mapas e cartas topográficas. Uso de carta topográfica e bússola em deslocamentos de bicicleta. Uso do GPS com suporte à navegação por carta topográfica. Compreensão básica da tecnologia de posicionamento global (GPS). Aula teórica e prática, com exercícios ao longo do curso.

    CONDIÇÃO FÍSICA E SAÚDE NECESSÁRIAS
    O participante não precisa ser atleta, mas deve ser uma pessoa fisicamente ativa, que mantenha atividades esportivas regulares e constantes a pelo menos um ano, sem grandes interrupções.
    Experiência com corridas de rua, montanhismo e outros esportes de aventura são condições interessantes e que facilitam a absorção do conteúdo.
    EXPERIÊNCIA PRÉVIA NECESSÁRIA
    Não é necessário ter participado anteriormente de competições de corridas de montanha.
    EQUIPAMENTO NECESSÁRIO E PROIBIDO
    Obrigatório:
    • Mochila ou pochete de hidratação.
    • Lanche de trilha para o treino mais longo de domingo (sanduiches, frutas secas, castanhas e barras de cereais são alguns exemplos)
    • Duas mudas de roupas de corrida. Considerando o aspecto climático, pode ser interessante incluir calça, camiseta manga longa e jaqueta corta-vento.
    • Roupas de uso "civil" para os momentos de palestras e relax.

    • Material de higiene como toalha, sabonete, escova de dentes, etc.
    • Saco de dormir e/ou cobertores. Lembre-se que nos meses de outono e inverno no Paraná o frio pode ser intenso.
     
    • Saco de dormir e/ou cobertores. Lembre-se que nos meses de outono e inverno no Paraná o frio pode ser intenso.
    • Isolante térmico e/ou colchonete de pequeno volume, devido às restrições de espaço no transporte oferecido. 
    Não obrigatório (recomendado):
    • Óculos de sol.
    • Relógio.
    • Câmera fotográfica ou vídeo.
    • Barraca de camping (para qum preferir acampar).
    • Utensílios de cozinha (cuia, caneca, talheres, etc.)
    Opcional:
    • GPS.
    • Relógio de pulso com altímetro.
    • Luneta ou binóculos.
    • Canivete multiuso.
    Proibido:
    • Substancias entorpecentes de qualquer espécie
    • Tabaco de qualquer espécie
    • Aparelhos de som individuais ou coletivos
    • Qualquer tipo de arma, branca ou de fogo
    CARGA HORÁRIA / PROGRAMAÇÃO
    42 horas de curso, divididos da seguinte forma:
    Sábado das 14:00 às 24:00
    Domingo das 00:00 às 17:00
    Passaremos o fim de semana em exercício e faremos um acantonamento.

    Trilha do sábado a tarde bem curta, somente pra soltar, média de 20 ou 30 minutos, porém com muitas subidas e descidas.
    ACANTONAMENTO
    O acantonamento sugere estrutura física adequada para a realização da hospedagem dos participantes, de forma confortável. Consiste em local para que o participante disponha de local para se "acantonar", ou seja, pernoite em local coberto e abrigado. No caso do Training Camp Trail Labs, uma casa com toda a estrutura de cozinha, chuveiro, banheiros, etc. Com isso, a ideia é unir ainda mais os participantes, confraternizando e conversando sobre nosso esporte favorito, apreciando um bom chimarrão, pinhão na chapa e violão.
    LOCAL DE REALIZAÇÃO DO CAMP
    Saída de Curitiba em transporte fornecido pelo organizador do evento para o local do Camp, na Estrada da Faxina, região de São Luiz do Purunã, local de rara beleza, situado nas encostas da Escarpa Devoniana que limita o primeiro e o segundo planaltos paranaenses. Pródigo em belezas naturais como cachoeiras, afloramentos rochosos e paisagens estonteantes, o local mostra-se muito propício à prática da corrida de montanha, por contar com subidas íngremes em trilhas e estradas de terra, com diversos níveis de dificuldades e variadas distâncias, atendendo às aspirações tanto de iniciantes como de iniciados. Na imagem abaixo, uma pequena amostra da crista que iremos percorrer no domingo pela manhã, saindo do fundo do vale, a aproximadamente 800 metros de altitude, subindo até os 1.100 metros do segundo planalto paranaense. Ah, esta chapa foi feita no terreno onde estará a sede do Camp!



    EXPLICAÇÕES COMPLEMENTARES
    Todo pretendente a participante será previamente entrevistado pela direção do curso, para decisão se sua adesão será aceita ou não, conforme parâmetros já estabelecidos e explicados. A Equipe Trail Labs - Especialistas em Trail Running reserva-se o direito de vetar a participação de qualquer pessoa que não preencha os pré-requisitos necessários de saúde, forma física, experiência, atitude, personalidade e equipamento mínimo necessário.
    O número máximo de participantes por evento é de dez pessoas. O número mínimo é cinco. Não serão permitidos acompanhantes não-participantes, ouvintes, crianças ou animais de estimação.
    O evento, uma vez agendado e confirmado, será realizado independentemente de condições climáticas. Clima “ruim” é inclusive considerado, por nós, como condição positiva ao aprendizado.
    O evento não poderá ser gravado ou filmado. Fotos são permitidas, desde que não interfiram no andamento das atividades. O ritmo do evento será ditado pela média de experiência e capacidade física do grupo, respeitando sempre o indivíduo mais fraco, menos experiente e pior preparado.
    O evento oferece transporte para deslocamento até o local escolhido para Camp. Caso o participante prefira se locomover por conta própria até o o local, essa logística deverá ser resolvida pelo próprio participante, levando-se em conta os critérios sócio-ambientais estabelecidos pelo próprio curso. Estamos absolutamente abertos a prestar as devidas informações para o acesso ao local.
    Depois de inscrito, o participante poderá cancelar o sua participação no Camp, obtendo 80% de reembolso do valor integral do curso, se avisar a direção de sua desistência com no mínimo 15 (quinze) dias de antecedência. Depois desse prazo não haverá restituição do valor da inscrição.

    PROGRAMAÇÃO BÁSICA SUGERIDA (sujeito a alterações):

    SÁBADO
    13:00 - Saída de Curitiba (transporte da organização).
    14:00 - Chegada e recepção dos atletas.
    14:30 - Apresentação do Trail Labs e parceiros do evento.
    15:00 - Teoria das Corridas de Montanha (conteúdo).
    16:30 - Prática das Corridas de Montanha (subidas e descidas íngremes).
    18:00 - Troca de experiências.
    19:00 - Jantar.
    20:00 - Dicas de treinamento + Bate-Papo + Filme.

    DOMINGO
    7:00 - Café da Manhã.
    8:00 - Prática de Corridas de Montanha: Subida do Morro do Careca e visita às cachoeiras da região, sempre correndo.
    12:00 - Almoço.
    13:00 - Teoria das Corridas de Montanha.
    15:00 -  Prática das Corridas de Montanha (Técnica).
    16:00 - Troca de experiências.
    17:30 - Encerramento e partida para Curitiba.


    COMO PARTICIPAR 

    Envie um e-mail para trail.labs@gmail.com informando dados como nome completo, CPF, RG, telefone, endereço, se já correu provas de montanha e idade.

    Valor do investimento: A definir

    ATENÇÃO: SOMENTE 10 VAGAS, A SEREM PREENCHIDAS POR ORDEM DE CONFIRMAÇÃO DE RESERVA E PAGAMENTO. 
    MATERIAL DIDÁTICO
    O curso não oferece material didático impresso específico, ficando sob a responsabilidade de cada participante fazer anotações, se achar necessário. Forneceremos junto ao kit caneta e bloco de anotações. As apresentações são essencialmente práticas e, portanto, o aprendizado se dá de forma mais corporal que intelectual. 
    CERTIFICAÇÃO
    O evento oferece diploma impresso certificando sua conclusão aos participantes com 100% de presença e participação nas atividades, com aproveitamento satisfatório comprovado pela direção do curso ao longo do mesmo.
    INSTRUTOR
    George Volpão é Sócio-Proprietário da Trail Labs - Especialistas em Trail Running, Atleta e Manager da Equipe Território Mountain Running. É corredor em trilhas desde 1995, com 4 participações na mais antiga das maratonas off road do país, a K42 Bombinhas e conta também com mais de 30 competições de trail running em distâncias variando entre 6 e 50 km desde 2007.
  • Avaliação - 2ª Etapa do Circuito Paranaense de Corridas em Montanha 12 Km - Morro da Palha
    May 19, 2013
    Por Equipe Trail Labs

    Olá montanheiros.

    Segue abaixo nossa avaliação da segunda etapa do Circuito Paranaense de Corrida em Montanha, que foi realizado no início de maio, dia 11/05sábado a tarde, pela organizadora de corridas Naventura.

    Competição: 2ª Etapa do Circuito Paranaense de Corridas em Montanha 12 Km - Morro da Palha

     * Distância: 12 Km solo, incluindo opção de 6 Km individual.
    * Altimetria Informada: Aproximadamente 800 metros de Desnível Acumulado, confirmado por nós.
    * Organização: Naventura.
    * Inscrição: R$ 95 reais + taxa de conveniência (se feita via internet).
    * Kit: Ecobag Curtlo, Camiseta tecnológica, Numeral Personalizado, Produtos Jasmine, Revista Go Outside, Seguro Atividade e Foto brinde.

    Estrutura do local de largada/chegada:

    * Localização: Gramados do Palhaa aproximadamente 35 km de Curitiba, com acesso pela estrada do Cerne, via estradas de terra empoeiradas no dia. O local é um campo de pouso de voadores de parapente e tem em sua estrutura churrasqueiras e área de camping.
    * Guarda volumes: Presente.
    * Banheiros: Dois masculinos e dois femininos.
    * Estacionamento: Presente, porém insuficiente para a demanda, fazendo necessário estacionar nas imediações do local.
    * Sinal de celular: Inexistente.
    * Abrigo em caso de mau tempo: Estrutura do local.
    * Outras características: A organizadora também ofereceu atividades recreativas para as crianças.

    Percurso:

    * Circuito: O trajeto da prova consistiu em um longo estradão de terra que levava diretamente ao topo do Morro da Palha. Apenas os últimos metros até o ponto mais alto foram percorridos em uma trilha técnica. Lá do alto os atletas desciam o morro pela mesma estrada de terra até tomar uma bifurcação a esquerda ainda com o mesmo tipo de terreno. Já na base do morro a estrada seguia margeando um pequeno rio com pequena variação de desnível altimétrico. Logo após a metade da prova estava o trecho mais interessante com uma rampa bastante íngreme com trilha sob mata fechada. Apesar de inclinada esta rampa permitia aos atletas desfrutar de trechos técnicos e corríveis. Ao final da rampa havia uma sucessão de sobes e desces, porém sem muito desnível com belos cenários. Então começava-se a descer devolta para a estrada de terra já próximo ao local de chegada. Enfim, um percurso contemplado com aproximadamente 70% de estradas de terra.

     * Postos de hidratação: Dois postos, mas passava-se duas vezes por um dos postos que ficava na base do morro, uma vez na subida e outra no retorno, oferecendo copinhos lacrados de água mineral. Como na primeira etapa do circuito, apesar de dispor de lixeiras alguns metros adiante, esta prática infelizmente não garante o descarte correto do copo vazio por alguns atletas de má índole. A organização realiza um "pente-fino" pós prova, para assegurar a limpeza total do local de prova.
    * Áreas de Apoio durante a prova: Ausente.
    * Estrutura médica e de segurança: Havia UTI móvel e socorristas no percurso.
    * Premiação: Cinco primeiros colocados nas categorias geral masculino e feminino e três nas faixas etárias.
    * Medalha: Correta.
    * Pós Prova: Mesa de frutas, hidratação, produtos Jasmine e isotônico. Como na primeira etapa do circuito, a premiação é somente após horário determinado pela organização que, se por um lado permite maior prestígio dos contemplados com pódio, por outro retarda o encerramento do evento e partida dos atletas de volta. 
    * Concluintes na distância avaliada: 114 concluintes masculino e 49 concluintes feminino nos 12 km. 21 concluintes masculino e 24 concluintes feminino nos 6km.

    Impressões Gerais:

    O evento foi razoável, com pontos positivos e também negativos:

    Os staffs da prova foram bastante atenciosos e prestativos, fornecendo indicações claras sobre o percurso, esclarecendo duvidas dos corredores, e auxiliando até no momento de hidratação.

    Fomos surpreendidos com a camiseta feminina oferecida no kit da corrida, que curiosamente foi bastante superior em qualidade de material se comparada com a camiseta masculina.

    O percurso da corrida nas estradas da região foi um pouco tumultuado pela presença de motoqueiros que utilizam o mesmo trajeto escolhido pela organizadora, para realizar suas atividades de motocross. Mas isso pode ser compreendido, pois a prova foi realizada em um sábado a tarde e o local com o trajeto da prova não pode ser fechado para exclusividade do evento.

    O evento é mais indicado para iniciantes nas corridas de montanha, pois foram pouco presentes as trilhas mais técnicas. O percurso da prova se caracterizou em sua maior parte em estradas de chão, com subidas e descidas consideradas somente quando se alcançou o Morro da Palha.

    O trajeto da prova no geral foi um pouco monótono devido as estradas de chão, porém a trilha mais ao final da prova na altura do km 8 até quase o final da prova conseguiu quebrar essa monotonia, oferecendo boas subidas e descidas em trilha mais técnica, dentro de mata fechada e em alguns momentos acompanhando um rio. Estas trilhas também são usadas pelos praticantes do motocross, o que exigiu dos corredores maior atenção devido as valas profundas de erosão causadas pelas motos.

    Até a próxima prova!

      


    Foto Daniella Cerdeiro

    Foto Daniella Cerdeiro



     Foto Daniella Cerdeiro
     










  • Primeiro Training Camp Trail Labs - Inscrições Esgotadas
    June 26, 2013
    Buenas turma.

    Acabou, e acabou rápido. Apenas 3 dias foram necessários para que fosse fechada a primeira turma a participar de um training camp de corridas de montanha no Estado do Paraná.

    Atletas iniciantes, veteranos, alto nível e principiantes, estaremos todos juntos e misturados em um final de semana que promete ser inesquecível. Mais do que uma clínica de trail running, o Training Camp Trail Labs apresentará um novo conceito de aprendizagem e convívio entre os corredores de montanha.

    Ficou de fora? Não se preocupe. Em agosto ou setembro teremos nova edição. Sempre com poucas pessoas no grupo, para proporcionar uma verdadeira experiência de montanha, sem multidões.

    Abraços e até breve!

  • Informações - Primeiro Training Camp Trail Labs
    June 26, 2013
    Tá na mão, turma.

    Nos dias 13 e 14 de julho vai rolar o primeiro Training Camp Trail Labs, em parceria com a TRC Brasil e a Território Mountain.

    Serão praticamente dois dias de vivência de montanha, companheirismo e aventura em meio à Serra de São Luiz do Purunã, mais precisamente na região do Cânion da Faxina. Composto de parte teórica e prática, os atletas inscritos terão a oportunidade de conhecer novas técnicas, equipamentos e manhas que somente quem está no mundo trail há décadas pode oferecer. Mais do que uma clínica de trail running, nossa meta é oferecer uma nova abordagem sobre corridas de montanha.

    Além disso, por ser um evento de presença limitada a 15 atletas, a atenção total ao grupo é o foco principal.

    O Training Camp contará com transporte incluído a partir de Curitiba, 3 refeições principais (jantar de sábado, desjejum e almoço de domingo), 2 coffee breaks, 3 saídas práticas para trilhas da região, brindes dos parceiros, sessão de filmes de trail running com pipoca e local para acantonamento (explicamos a seguir).
    Programação básica sugerida (sujeita a alterações):

    13/07
    13:00 - Saída de Curitiba (transporte da organização).
    14:00 - Chegada e recepção dos atletas.
    14:30 - Apresentação do Trail Labs e parceiros do evento.
    15:00 - Teoria das Corridas de Montanha (preparação física e técnica).
    16:30 - Prática das Corridas de Montanha (subidas e descidas íngremes).
    18:00 - Troca de experiências.
    19:00 - Jantar.
    21:00 - Dicas de treinamento + Bate-Papo + Filme.

    14/07
    7:00 - Café da Manhã.
    8:00 - Prática de Corridas de Montanha: Subida do Morro do careca e visita às cachoeiras da região, sempre correndo.
    12:00 - Almoço.
    13:00 - Teoria das Corridas de Montanha.
    15:30 -  Prática das Corridas de Montanha (Técnica).
    17:00 - Troca de experiências.
    18:00 - Encerramento e partida para Curitiba.

    Parte teórica:

    Consistirá de palestras abordando diversos temas inerentes ao trail running, tais como preparação física, técnica, normas de competições e muito mais. Entre os palestrantes, estarão Raphael Bonatto, Ricardo Beraldi e George Volpão.

    Parte prática:

    Serão três saídas para trilhas, sendo duas de saídas técnicas e uma recreativa, quase um "longo", no domingo pela manhã, onde conheceremos o Morro do Careca e cachoeiras da região, aproveitando para aplicar na prática o conhecimento obtido.

    Acantonamento:

    Consiste em local para que o participante disponha de local para se "acantonar", ou seja, pernoite em local coberto e abrigado. No caso do Training Camp Trail Labs, uma casa com toda a estrutura de cozinha, chuveiro, banheiros, etc. Com isso, a ideia é unir ainda mais os participantes, confraternizando e conversando sobre nosso esporte favorito, apreciando um bom chimarrão, pinhão na chapa e violão.

    O que levar:

    - Colchão, colchonete ou isolante térmico.
    - Saco de dormir ou cobertores quentes (lembre-se, será inverno e estaremos em um dos locais mais frios do Paraná, pé da serra.
    - Travesseiro.
    - Talheres (preferência por materiais de camping, quem tiver)
    - Calçado para corrida (preferencialmente para corrida em trilha).
    - Calçado para uso recreativo.
    - Vestuário de corrida (atenção ao clima no final de semana do evento).
    - Vestuário "civil", para uso nos ambientes internos, palestras etc.
    - Lanches, snacks de sua preferência.

    Como se inscrever:

    Envie um e-mail para trail.labs@gmail.com informando dados como nome completo, CPF, RG, telefone, endereço, se já correu provas de montanha e idade.

    Valor do investimento: R$ 150,00 (cento e cinquenta reais) por pessoa. Forma de pagamento: 50% do valor (R$ 75,00, setenta e cinco reais) para reserva de vaga (limitadas a 15) e confirmação de inscrição. Restante do valor a ser pago até o dia 01 de julho.

    ATENÇÃO: SOMENTE 15 VAGAS, A SEREM PREENCHIDAS POR ORDEM DE CONFIRMAÇÃO DE RESERVA E PAGAMENTO. 

    Dados para pagamento:

    Banco do Brasil
    AG 3510-6
    CC 29540-x
    Favorecido: George José Volpão

    Dúvidas?

    Entre em contato conosco pelo trail.labs@gmail.com ou pelo nosso facebook, que aparece no canto direito deste site.

    No decorrer dos dias vamos passando mais detalhes.

    Abraços!


  • Primeiro Training Camp Trail Labs
    May 5, 2013
    Por Equipe Trail Labs.

    Olá Montanheiros.

    Estamos em fase de desenvolvimento de uma ideia que irá marcar o esporte em nosso estado: um Trail Running Camp dois dias de muita trilha palestras, bate-papo e vivência de montanha com quem entende da coisa.

    Programação pronta e data definida. O local já está escolhido: Cânion da Faxina, a pouco menos de 50 quilômetros de Curitiba-PR. A data? Julho, com direito a quentão, pinhão e violão, só para rimar. Serão apenas 10 vagas, para poder dar um tratamento vip e atenção personalizada a quem lá estiver. Acamparemos e compartilharemos o verdadeiro espírito das corridas de montanha. Tudo isso por um valor menor que muita corrida de montanha.

    Abraços e bons treinos!


  • Avaliação - 1ª Etapa do Circuito Paranaense de Corridas em Montanha 2013
    April 22, 2013
    Por Equipe Trail Labs

    Olá montanheiros.

    Segue abaixo nossa segunda avaliação de competições que participamos. Esperamos, com isso, contribuir para a tomada de decisão de atletas em dúvida de participar de alguma prova e evidenciar os bons organizadores de eventos quando forem merecedores. A segunda etapa deste circuito se realizará no início de maio e a análise abaixo pode ser o que faltava para você se animar e participar das corridas em montanha organizadas pela Naventura.

    Competição: 1ª Etapa do Circuito Paranaense de Corridas em Montanha 12 Km - Balsa Nova

     * Distância: 12 Km solo. Havia também a opção de 6 Km individual.
    * Altimetria Informada: Aproximadamente 900 metros de Desnível Acumulado. Confirmado por nós.
    * Organização: Naventura.
    * Inscrição: R$ 95 reais + taxa de conveniência (se feita via internet).
    * Kit: Ecobag Curtlo, Camiseta tecnológica, Numeral Personalizado, Produtos Jasmine, Revista Go Outside, Seguro Atividade e Foto brinde.

    - Estrutura do local de largada/chegada:

    * Localização: Estância Águas da Serra, a 35 km de Curitiba, com fácil acesso pela Rodovia do Café, Cimentão Itambé e Estrada da Faxina via estrada de terra. O local oferece chalés para alugar, camping, pesque-pague, refeições, piscina e muitas trilhas para corrida, cavalgada e mountain bike.
    * Guarda volumes: Presente.
    * Banheiros: Dois masculinos e dois femininos.
    * Estacionamento: Presente, compatível com o porte do evento.
    * Sinal de celular: Observamos apenas o da Vivo.
    * Abrigo em caso de mau tempo: Estrutura da fazenda.
    * Outras características: Além da oferta de refeições (inclusive café da manhã para os atletas), camping e chalés, chamou a atenção as trilhas preparadas ara a prática de mountain bike, nas modalidades cross-country e downhill. Realmente um local muito propício às atividades ao ar livre.

    - Percurso:

    * Circuito: Largada dentro da Estância Águas da Serra, seguindo por aproximadamente dois quilômetros por estrada de terra bem trafegável por veículo. Em seguida o percurso segui por um double-track (trila onde passam dois atletas lado a lado, se for o caso) gramado, subindo e descendo suavemente. Pouco após o km 4 começava-se a descer forte até a margem do rio Açungui. Dentro dele percorremos uns 200 metros pelo leito até sair na região da largada, onde passamos por volta do km 6. Breve trecho de trilha fechada e técnica, subindo e descendo até uma íngreme subida em single track. No final da subida, descida forte em trilha fechada e subida por estrada de terra, sempre dentro da propriedade da estância, chegando ao ponto mais alto da prova. De lá descíamos por uma trilha utilizada pelos atletas de downhill, muito íngreme e técnica, exigindo máxima atenção. Ao final da descida, poucos metros nos separavam da chegada, com quase 12 km no total do trajeto.

     * Postos de hidratação: Três, bem distribuídos, oferecendo copinhos lacrados de água mineral. Apesar de dispor de lixeiras alguns metros adiante, esta prática infelizmente não garante o descarte correto do copo vazio por alguns atletas de má índole. A organização realiza um "pente-fino" pós prova, para assegurar a limpeza total do local de prova.
    * Áreas de Apoio durante a prova: Uma, junto ao local de largada/chegada, onde os atletas da prova de 12 km passavam para o segundo trecho da competição.
    * Estrutura médica e de segurança: Havia UTI móvel e socorristas no percurso.
    * Premiação: Cinco primeiros colocados nas categorias geral masculino e feminino e três nas faixas etárias.
    * Medalha: Correta.
    * Pós Prova: Mesa de frutas, hidratação, produtos Jasmine e isotônico. Premiação somente após horário determinado pela organização que, se por um lado permite maior prestígio dos contemplados com pódio, por outro retarda o encerramento do evento e partida dos atletas de volta 
    * Concluintes na distância avaliada: 151 atletas, sendo 109 homens e 48 mulheres. Total geral em todas as modalidades e distâncias foi de 231 concluintes.

    - Impressão Geral:

    Excelente evento, indicado tanto para iniciantes como para os mais avançados. O circuito é bastante equilibrado, com trechos técnicos, rápidos e com subidas e descidas. Podemos dizer que é um percurso completo. Bastante seguro, com fácil acesso à base de apoio. Apoiamos e incentivamos eventos como esses. Até a próxima!







  • Review - Hand Held Curtlo X-Spray
    April 22, 2013
    Por Equipe Trail Labs

    Olá turma.
    Recebemos com satisfação a notícia de que já é possível encontrar no mercado nacional o produto conhecido lá fora como Hand Held, que aqui pode ser chamado de pochete de mão. A marca paulista Curtlo passou a fabricar neste ano a Pochete de Mão X-Spray, como integrante de uma nova linha de produtos voltada à performance, baixo peso e ótimas ideias para diversos esportes. Por parte do Trail Labs, tivemos muito interesse em testar este produto, já que é uma alternativa bastante interessante para suporte à hidratação em treinos e competições, fugindo das já populares mochilas de hidratação e do questionável cinto de hidratação. Falamos um pouco dos hand helds em matéria anterior, veja aqui:http://www.trail-labs.com.br/2012/09/hidratacao-nas-corridas-de-montanha.html

     O produto

    Uma pochete de mão, como o nome diz, é um dispositivo confeccionado em tecido que se ajusta à uma das mãos e onde se acopla uma garrafa, também chamadas de squeeze ou caramanhola. O X-Spray, vem com uma Garrafa Automática de 500ml da própria Curtlo. É construído com dois tipos de tecidos. Um deles é um nylon ripstop 70, bem levinho e resistente. Porém o destaque fica por conta das aplicações de uma espécie de Mesh, chamado de Dry System pelo fabricante. Aparenta ser bastante leve e sua construção eprmite um excelente transporte de umidade. Com isso, é possível até mesmo usar a alça de mão para enxugar a testa suada, por exemplo. Da mesma forma, isso mantém as mãos secas.


    A garrafa mantém-se na posição graças a um cordão elástico e uma presilha, muito simples de ajustar. O peso informado é de 50 gramas para a pochete e 64 gramas para a garrafa, perfazendo um total de 114g, peso bastante interessante para um produto desse padrão e, obviamente, muito mais leve que qualquer mochila. Obviamente, não se pode transportar em um hand held nada além do que o líquido dentro da garrafa e o que você conseguir colocar em um pequeno bolso costurado na lateral. Diríamos que cabe uns três sachês de gel, ou umas duas barras de cereal e um dinheirinho. Quem sabe uma ou duas cápsulas de sal também. Ou então um gel e um celular pequeno. O fechamento do bolso com zíper em vez do elástico seria uma boa, igualmente. Para quem se animar a usar este produto, fica a sugestão de transportar seus alimentos, documentos, celular, etc, em uma pequena pochete.

    Sentimos falta apenas de um espaço pequeno destinado ao atleta colocar informações como nome, tipo sanguíneo e telefone de emergência. Em geral, é um pequeno cartãozinho em material plástico que fica bem disfarçado junto ao bolso, onde podemos colocar estas informações. Frescura? Até pode ser, mas custa muito pouco e dá um "plus" no produto.

    O teste


    Utilizamos o produto em treinos de corrida de até uma hora e meia de duração. Corremos em trilha e em estrada de terra. No sol, durante à noite, no friozinho e no calor. O equipamento cumpriu com sobras a proposta para a qual se apresenta. Os sistemas de hidratação são escolhas basicamente pessoais e que devem levar em consideração o abastecimento durante o treino/prova. 500 ml de líquido em geral são suficientes para uma hora ou pouco mais que isso. Se você tem acesso a líquidos nesse intervalo de tempo, recomendamos fortemente que experiemnte este produto e deixe um poudo de lado as pesadas mochilas e desconfortáveis cintos de hidratação. Ok, muitos podem questionar que seria desagradável correr com algo nas mão, que pode ficar pesado, etc, etc. Nossa opinião: questão de costume. Nosso editor George Volpão inclusive correu a K42 Bombinhas 2012 com um produto similar, de outra marca, e aprovou a experiência, para aquele tipo de prova.


    Enfim, a coisa funciona muito bem. Encaixando a mão o produto fica perfeitamente ajustado, não sendo necessário realizar nenhum tipo de pressão ou força para manter tudo na mão. É possível correr livremente com o equipamento. A garrafa que acompanha o produto também mostrou-se ideal. Sua válvula automática não vaza e não exige movimento algum para funcionar a não ser que se aperte a garrafa, sendo um grande e louvável diferencial. Não é térmica, mas garrafas com esta característica pesam muito mais e custam caro. O fato da pochete contar com uma faixa em tecido mesh em cada face da mão do atleta, permite que se corra com conforto segurando uma garrafa com água gelada, algo bastante desagradável em outros produtos de outra marca, onde a palma da mão fica em contato com a garrafa gelada.

    Conclusão


    O que fica é uma real sensação de liberdade, algo mais difícil de se ter com uma mochila nas costas. Claro, se você vai correr sem abastecimento de íquidos por mais de uma hora e meia, aí não restará alternativa. Mas para a proposta à que se adequa, é fantástica, certamente uma das melhores opções disponíveis, inclusive se comparada aos produtos importados.

    Nota do Trail Labs: 9. Só não leva 10 porque prefeíamos que o bolso tivesse fechamento com zíper e que tivesse um espaço para o ID do atleta.

    No site do fabricante é possível encontrar os locais de venda deste produto. Abaixo um vídeo explicando tudo isso e mais um pouco.

    Cordial abraço!

    Ficha técnica:

    POCHETE DE MÃO CURTLO X-SPRAY
    Clique aqui para ver a página do produto.
    Capacidade: 0,5 litro.
    Tecidos: Nylon Rip Stop 70 / Dry System®.
    Medidas:  17x9x10 cm.
    Peso: 50 g (pochete)+64 g (squeeze)=114 g.
    Cores: Preto-Laranja / Cinza-Laranja.
    Características:
     -    Dry System® na parte em contado com a palma da mão para absorção do suor;
    -    Cordão elástico ajustável para usuários de diferentes tamanhos;
    -    Bolso para barra cereal, gel energético, chaves ou valores.
  • Somos o Trail Labs - Especialistas em Trail Running
    April 22, 2013
    Isso mesmo.

    Já fomos Trail Running BRASIL. Agora somos Trail Labs. E aqui permaneceremos.

    Duas motivações principais:

    1-) A confusão (compreensível, já que os nomes de fato são bem semelhantes) que havia entre duas entidades distintas, o Trail Running BRASIL (portal de notícias sobre o esporte) e a Trail Running Club Brasil, também chamada de TRC, organizadora de eventos surgiram dois pensamentos: mudar nome e mudar ações.

    2-) Com a pequena estrutura que dispúnhamos, estava inviável fazer coberturas in loco das competições de trail running que rolavam no país. Conseguíamos tratar apenas daquelas que estavam próximas da gente, aqui em Curitiba - PR. Aí era Trail Running PARANÁ, né? Não queríamos deixar de lado nossas impressões e opiniões sobre as diversas competições que estavam rolando Brasil afora. Por outro lado, nossa veia trail runner sempre foi muito mais lúdica do que competitiva. Porque não deixar de lado esse lance de falar tanto de competições e tratar mais do esporte como um todo? Equipamentos, técnicas de treinamento, nutrição, enfim, tudo relacionado à prática do esporte, seja competindo, seja curtindo uma montanha.

    Assim surgiu a ideia do Trail Labs. 


    Porém, leitores, não deixaremos de tratar de competições. Como? Estando nelas e participando delas. Faremos avaliações, como já fazíamos com equipamentos, dando impressões gerais dos eventos, buscando falar diretamente ao praticante do esporte que, em vez de estar curioso para saber quem venceu, prefere ter acesso a informações como altimetria, dificuldade do percurso, estrutura dos locais, etc. Com isso, premiamos o leitor com informações importantes e divulgamos o árduo trabalho que os organizadores tem para colocar um evento para rolar, sempre visando o crescimento saudável e seguro do esporte. Sempre que estivermos em uma prova, conte com nossa
    avaliação.

    Já temos nossa primeira avaliação no ar, a Araçatuba Half Marathon que rolou no início de abril. Durante a semana postaremos sobre a 1ª Etapa do Circuito Paranaense de Corridas em Montanha, organizado pela Naventura e que rolou no finzinho de março.

    Aguardem, tem muito mais por vir, pois já temos um bom calendário a ser cumprido, entre as provas confirmadas que correremos e iremos avaliar estão:
    - Maratona dos Perdidos;
    - K42 Bombinhas;
    - Desafio das Serras;
    - Desafio Praias e Trilhas.

    Com relação às avaliações de produtos, estamos finalizando o texto e vídeo do Hand Held da Curtlo e estamos com mais de 10 itens endo constantemente avaliados, entre tênis, mochilas, meias, leggings, óculos, relógios, suplementos alimentares e muitos outros itens. Preparem-se, nunca antes alguém disponibilizou e compartilhou tanta informação relevante sobre trail running.

    Bora? Trail Labs. Especialistas em Trail Running!

    Abraços e boa semana a todos.

  • Avaliação: Araçatuba Half Marathon
    April 22, 2013
    Por Equipe Trail Labs

    Olá montanheiros.

    Em nossas avaliações de corridas de montanha, tentaremos seguir a mesma proposta oferecida para os testes de equipamentos: foco no produto oferecido, com impressões reais e verdadeiras, sempre com uma pitada de humor.

    Para nossa primeira avaliação, trataremos da Araçatuba Half Marathon 2013.

    Competição: Araçatuba Half Marathon

     * Distância: 21 Km solo. Havia também a opção de 21 Km em duplas (revezamento) e de 5 Km. Em nosso GPS a prova apontou quase 22 Km.
    * Altimetria Informada: Aproximadamente 3.000 metros de Desnível Acumulado. Confirmado por nós.
    * Organização: TRC Brasil.
    * Inscrição: R$ 120 reais + taxa de conveniência.
    * Kit: Camiseta, número de peito, chip, indicações de como chegar ao local da prova, manual do atleta.

    - Estrutura do local de largada/chegada:

    * Localização: Fazenda do Professor Hamilton. Sopé do Morro do Araçatuba, município de Tijucas do Sul, próximo à localidade de Matulão. Em torno de 70 km de Curitiba-PR. Acesso somente por veículo particular. Transporte por conta do atleta. Entrada a R$ 5,00 por pessoa, inclusive atletas. Sugestão: Cobrança antecipada, já no valor da inscrição.
    * Guarda volumes: Presente.
    * Banheiros: Dois masculinos e um feminino. Havia também chuveiros.
    * Estacionamento: Presente, compatível com o porte do evento.
    * Sinal de celular: Tim e Claro.
    * Abrigo em caso de mau tempo: Estrutura da fazenda + tenda da organização, em tamanho compatível com o evento.
    * Outras características: Era possível também acampar no local. Taxa de R$ 10,00 por campista. O local conta com estrutura de banheiros, chuveiros, mesas e água encanada. Na propriedade há uma bela cachoeira e um riozinho muito bom para banhos. Venda de refrigerante, água, cerveja e pão com bife. Não houve almoço, somente lanches. Recreacionista para crianças. Barraca de venda de produtos TRAILEVO e NUTRISCIENCE.

    - Percurso:

    * Postos de hidratação: Dois, sendo um na largada/chegada e outro por volta do quilômetro nove, onde ocorria o revezamento. Havia a possibilidade de reabastecer-se nos riachos que correm na montanha, bem roots. Cada atleta se responsabilizava pela sua logística de hidratação.
    * Áreas de Apoio durante a prova: Uma, junto ao local do revezamento. De lá, caso fosse do interesse do atleta, era possível deixar a prova, sendo o único ponto do circuito que era acessível a veículos automotores.
    * Estrutura médica e de segurança: Em torno de 40 pessoas na montanha, entre bombeiros, socorristas e radioamadores. Nos trechos mais perigosos, havia pessoal orientando e, se fosse o caso, cordas que favcilitavam a progressão.
    * Premiação: Três primeiros colocados nas categorias geral masculino e feminino e nas faixas etárias.
    * Medalha: Simples e correta.
    * Pós Prova: Mesa de frutas, hidratação, repositor Ultrox (a ser avaliado em breve pelo Trail Labs) e premiação agilizada (assim que o terceiro colocado da categoria cruzava a chegada, se iniciava a premiação).
    * Concluintes na distância avaliada: 78 atletas, sendo 65 homens e 13 mulheres. Total geral em todas as modalidades e distâncias foi de 165 concluintes.

    - Impressão Geral:

    Ótimo evento, porém recomendado somente para quem está com o preparo físico e emocional em dia. Não é para iniciantes, e isso pode ser confirmado ao se observar o tempo de conclusão de prova. Ambiente de pura montanha, no melhor estilo das provas européias. Muito desnível, muitos trechos técnicos e muita diversão. Segurança total, garantida pelo pessoal de apoio. São eventos como esses que o Trail Labs apoia e incentiva. Até a próxima!





  • Review - Ultrox
    April 18, 2013
    Por Equipe Trail Labs.

    Olá Montanheiros. Estamos em fase de avaliação deste produto. Em breve, avaliação completa!

    Aguarde uns dias.

    Abraços e bons treinos!
  • Calendário Nacional de Trail Running 2013
    April 27, 2013
    Por Equipe Trail Labs


    Bem amigos, divulgamos aqui o calendário brasileiro de corridas em trilhas e montanhas do ano de 2013. Para apresentar este trabalho, contamos com pesquisa na internet, em redes sociais, nos sites de organizadores e em informações de colaboradores e parceiros. Caso alguma prova esteja fora do calendário abaixo, não hesite em nos informar nos comentários ou via e-mail!

    Todas as datas e locais são responsabilidade dos organizadores, com base nos dados coletados nos meios de divulgação dos mesmos. Confirme sempre antes com a direção de prova, obviamente.

    Achamos importantíssimo frisar que somente competições que percorram terrenos naturais como campos, praias e trilhas "de verdade", em pelo menos 50% do percurso serão exibidas neste espaço. Teremos esta postura para manter o foco e a correção a se utilizar nos termos "Trail Running" e Corrida de Montanha". Já andamos observando que existem organizadores utilizando-se do termo "corrida de montanha" para promover competições que são desenvolvidas meramente em estradas de terra, circundando morros e montanhas. Alô: isso não é corrida de montanha. Para assim ser chamada precisa ter desnível de verdade, precisa ter trilhas técnicas, precisa ter mais que estradas de terra batida, certo?

    Segue abaixo as datas já disponibilizadas. Abraços!

    JANEIRO
    20 - Circuito Metropolitano de Carreras de Montanha - 4ª Etapa - Santa Isabel - SP - 6 e 12 Km.
    27 - Copa Paulista de Corridas de Montanha - 1ª Etapa - Mairiporã - SP - 6 e 12 Km.

    FEVEREIRO
    03 - O Rei da Montanha - 1ª Etapa - Local a definir - Distâncias a definir. - CANCELADA
    03 - 30 Km Ponta do Papagaio - São José - SC - 30 Km Individual e revezamento.
    23 - Copa Paulista de Corridas de Montanha - 2ª Etapa - Mogi das Cruzes - SP - 6 e 12 Km.
    24 - Circuito Metropolitano de Carreras de Montanha - 5ª Etapa - São Paulo - SP - 6 e 12 Km.

    MARÇO
    02 - Desafio Serras Verdes Trail Run - Sapucaí-Mirim - MG - 4 e 10 Km.
    03 - K21 Curitiba - 1ª Etapa - Estância Ouro Fino - PR - 21 km.
    09 - Trilhas Night Run - Sertão Santana - RS -  5, 10 e 21 km.
    17 - XTerra Camp - 1ª Etapa - Natal - RN - Distâncias a definir.
    23 - Circuito Metropolitano de Carreras de Montanha 2013 - 1ª Etapa - Guarulhos - SP - Distâncias a definir.
    24 - Circuito Paranaense de Corrida em Montanha - Desafio Cânion da Faxina - 1ª Etapa - São Luiz do Purunã - PR - 6 e 12 km.
    30 - Copa Paulista de Corridas de Montanha - 3ª Etapa - Santo André - SP - 6 e 12 Km.
    31 - Endurance 50k - 1ª Etapa - Santo André - SP.

    ABRIL
    07 - Araçatuba Half Marathon - Tijucas do Sul - PR - 21 e 5 km.
    13 - Kailash Trail Run - 1ª Etapa -Cunha - SP - 6 e 12 km.
    13 e 14 - XTerra Camp Terê - 2ª Etapa - Teresópolis - RJ - Distâncias a definir.
    14 - Circuito do Cerrado - Brasília - DF - 6 e 12 Km.
    20 e 21 - XTerra Camp Minas - 3ª Etapa - Cidade a definir - MG - Distâncias a definir.
    27 - Mountain Do Praia do Rosa - Imbituba - SC - 4, 9 e 18 km.
    28 - Copa Paulista de Corridas de Montanha - 4ª Etapa - São Sebastião - SP - 6 e 12 Km.
    MAIO

    04 - K21 Arraial do Cabo - 2ª Etapa - Arraial do Cabo- RJ - 21 km.
    04 - Ronco do Bugio - Porto Alegre - RS -  5, 10 e 21 km.

    05 - O Rei da Montanha - 2ª Etapa - Local a definir - Distâncias a definir.
    11 -  Circuito Paranaense de Corrida em Montanha - - 2ª Etapa - Campo Magro - PR - 6 e 12 km.
    12 - Circuito do Cerrado - 3ª Etapa - Pirenópolis - GO - 6 e 12 Km.
    12 - Circuito Metropolitano de Carreras de Montanha 2013 - 2ª Etapa - Guararema - SP - Distâncias a definir.
    19 - Copa Paulista de Corridas de Montanha - 5ª Etapa - Monteiro Lobato - SP - 6 e 12 Km.
    25 - Running DAVENTURA 2013 - Praia do forte - BA - 5, 8, 14 e 21 Km.
    25 - APTR Trail Run Videiras - Petrópolis - RJ - 12 e 25 Km.
    JUNHO 

    01 - K21 Pirenópolis - 3ª Etapa - Pirenópolis - GO - 21 km.
    15 - Evento Avulso Carreras de Montanha - 1ª Etapa - Campos do Jordão - SP - 10, 21 e 42 Km.
    15 - Kailash Trail Run - 2ª Etapa - a definir - 6 e 12 km.
    22 - Copa Paulista de Corridas de Montanha - 6ª Etapa - Santo Antônio do Pinhal - SP - 6 e 12 Km.
    22 - Desafrio Urubici - Urubici - SC - 26 (revezamento) e 52 Km.
    22 - XTerra Endurance - 1ª Etapa - Ilhabela - SP - Distâncias a definir.
    23 - Copa Paulista de Corridas de Montanha - 7ª Etapa - Paraibuna - SP - 6 e 12 Km.
    29 - Mountain Do Costão do Santinho - Florianópolis - SC - 8, 22 e 42 km. 
    JULHO
    06 - K21 Santa Catarina - 4ª Etapa - Santa Catarina - 21 km.
    13 - Campeonato Mineiro  de Corridas de Montanha - Extrema - MG - 12 e 24 Km.
    14 Circuito Metropolitano de Carreras de Montanha 2013 - 3ª Etapa - Mogi das Cruzes - SP - Distâncias a definir.
    20 - Maratona dos Perdidos - Tijucas do Sul - PR - 42 Km.
    27 e 28 - Wol Extreme - Saquarema - RJ - 32 Km Solo ou revezamento.
    28 - Copa Paulista de Corridas de Montanha - 8ª Etapa - São Roque - SP - 6 e 12 Km.
    AGOSTO
    10 - XTerra Endurance - 2ª Etapa - Mangaratiba - RJ - Distâncias a definir. 
    11 - Copa Paulista de Corridas de Montanha - 9ª Etapa - Rio Grande da Serra - SP - 6 e 12 Km.

    17 - Laranjeiras 21K - Três Coroas - RS -  5, 10 e 21 km.
    17 - K42 Bombinhas - Bombinhas - SC - 12, 2X21 e 42 Km.
    18 - Circuito do Cerrado - 4ª Etapa - Formosa - GO - 6 e 12 Km.
    18 - Evento Avulso Carreras de Montanha - 2ª Etapa - Mogi das Cruzes - SP - 10, 21 e 42 Km. 
    25 - Copa Paulista de Corridas de Montanha - 10ª Etapa - Atibaia - SP - 6 e 12 Km.
    SETEMBRO
    08 - Circuito Paranaense de Corrida em Montanha - Desafio Morro da Palha - 3ª Etapa - Campo Magro - PR - 6 e 12 km.
    27 - Mountain Do Canela - Canela - RS - 4,5; 9,5 e 18 km.
    15 - Campeonato Carioca  de Corridas de Montanha - Maromba - RJ - 6 e 12 Km.
    15 - Circuito Metropolitano de Carreras de Montanha 2013 - 4ª Etapa - Biritiba-Mirim - SP - Distâncias a definir.
    22 - O Rei da Montanha - 3ª Etapa - Local a definir - Distâncias a definir.
    10 - XTerra Endurance - 3ª Etapa - Tiradentes - MG - Distâncias a definir.
    29 - Copa Paulista de Corridas de Montanha - 11ª Etapa - Campos do Jordão - SP - 6 e 12 Km.
    29 - Maratona EcoCross Brasília 2013 - Brasília - DF - 7, 9, 11 e 15 Km Revezamento ou 42 Km Individual.
    OUTUBRO
    05 - K21 Ilha do Mel - 5ª Etapa - Paranaguá - PR - 21 km.
    12 e 13 - Half Mision Brasil - Passa Quatro - MG - 40 e 80 Km Individual.
    13 - Circuito do Cerrado - 5ª Etapa - Chapada dos Veadeiros - GO - 6 e 12 Km.
    19 e 20 - Desafio Praias e Trilhas - Florianópolis - SC - 28 (revezamento) e 84 Km em dois dias.
    19 e 20 - XTerra Ceará - Aquiraz - CE - Distâncias a definir.
    20 - Circuito Metropolitano de Carreras de Montanha 2013 - 5ª Etapa - Suzano Baruel - SP - Distâncias a definir.
    20 - Mountain Do Lagoa da Conceição - Florianópolis - SC - 73 Km em revezamento.
    26 - Lagoa da Harmonia 21K - Teutônia - RS - 5, 10 e 21 km.
    26 - Kailash Trail Run - 3ª Etapa - a definir - 6 e 12 km.
    26 - Mountain Do Campos do Jordão - Campos do Jordão - SP - 4, 9 e 18 km. 
    27 - Copa Paulista de Corridas de Montanha - 12ª Etapa - São Paulo - SP - 6 e 12 Km.
    NOVEMBRO
    09 - XC 42K Búzios - Búzios - RJ - 42 Km solo e revezamento.
    09 e 10 - XTerra Camp Juiz de Fora - Juiz de Fora - MG - Distâncias a definir.
    10 - Araçatuba Trail Run - Tijucas do Sul - PR - 6 e 13 Km.
    16 - K21 Pedra Azul - 6ª Etapa - Domingos Martins - ES - 21 km.
    16 - Maratona 42k Chapada Diamantina - Igatu - BA - 42 Km.
    24 - Copa Paulista de Corridas de Montanha - 13ª Etapa - São Bento do Sapucaí - SP - 6 e 12 Km.

    DEZEMBRO
    01 - O Rei da Montanha - 4ª Etapa - Local a definir - Distâncias a definir.
    07 e 08 - XTerra Floripa - Florianópolis - SC - Distâncias a definir.
    08 - Circuito Paranaense de Corrida em Montanha - 4ª Etapa - Local a definir - 6 e 12 km.
    08 - Circuito Metropolitano de Carreras de Montanha 2013 - 8ª Etapa - Santa Isabel - SP - Distâncias a definir.
  • Trail Labs
    April 22, 2013
    É um prazer tê-lo conosco! Seja bem-vindo ao Trail Labs, cujo objetivo principal é trazer ao corredor e amante das montanhas um amplo, farto e correto material acerca do que rola em competições, mercado, novidades, produtos, treinamento e demais assuntos de interesse desta comunidade.

    Através deste espaço, estaremos publicando frequentemente todas as informações importantes relacionadas às corridas em trilha, também chamadas por aqui de Trail Running, versão popular da expressão no idioma inglês, que é referência neste meio.

    A ideia inicial de trabalhar com um espaço voltado ao esporte começou com o site TrailRunning BRASIL que surgiu em setembro de 2012. A semente foi plantada muito antes, ainda em 2010, quando George Volpão começou a tomar conhecimento de sérios trabalhos do gênero sendo realizados em países como Estados Unidos, Espanha, Portugal e outros. Por dois anos a idéia ficou engavetada e junto à editora-sênior Ana Barbara Vicentin, foi criado o TrailRunningBRASIL.

    No entanto, os rumos tomaram uma direção diversa. Com o boom experimentado em 2012 e 2013, o esporte corridas de montanha começou a oferecer muitas e muitas competições e esta departamento acabava tomando um considerável tempo e energia. Como a ideia inicial sempre foi trabalhar o esporte e o atleta e menos as competições bem como confusões devidas à semelhança do nome com o da TRC Brasil, empresa organizadora de eventos, a mudança foi inevitável. E, assim o TrailRunning BRASIL tornou-se Trail Labs, com o foco principal no esporte e em avaliações diretas de tudo o que o envolve.Um pouco do conteúdo do site anterior foi absorvido e matérias serão postadas tratando de produtos, técnicas, preparação física entre outras variáveis. As competições ainda estarão presentes, poém como tema de avaliações, quando estivermos presentes.
    Trail Labs chegou para ocupar este espaço. Trazendo informação de qualidade e com a velocidade que os amantes das montanhas e das corridas esperam, estaremos sempre atentos ao que rola nesse nosso estilo desencanado de ver a vida e as corridas.

    Contamos também com você, leitor, para aprimorar esta experiência de compartilhamentos de informações. Não hesite entrar em contato através dos canais que disponibilizamos, seja via e-mail, via facebook, via twitter ou nos comentários permitidos em nossas matérias. 

    Trail Labs foi criado por amantes das montanhas para os amantes da montanhas. Correr rápido é o que menos importa. O que vale é pé na trilha, atingir suas metas e sorrir no final do treino/prova.

    Grande abraço da equipe!
  • Calendário Nacional de Trail Running
    April 15, 2013
    Por Equipe Trail Labs

    Bem amigos, divulgamos aqui o calendário brasileiro de corridas em trilhas e montanhas do ano de 2013. Para apresentar este trabalho, contamos com pesquisa na internet, em redes sociais, nos sites de organizadores e em informações de colaboradores e parceiros. Estaremos atualizando as informações sempre que possível e quando recebermos novas informações. Caso alguma prova esteja fora do calendário abaixo, não hesite em nos informar nos comentários ou via e-mail!

    Todas as datas e locais são responsabilidade dos organizadores, com base nos dados coletados nos meios de divulgação dos mesmos. Confirme sempre antes com a direção de prova, obviamente.

    Achamos importantíssimo frisar que somente competições que percorram terrenos naturais como campos, praias e trilhas "de verdade", em pelo menos 50% do percurso serão exibidas neste espaço. Teremos esta postura para manter o foco e a correção a se utilizar nos termos "Trail Running" e Corrida de Montanha". Já andamos observando que existem organizadores utilizando-se do termo "corrida de montanha" para promover competições que são desenvolvidas meramente em estradas de terra, circundando morros e montanhas. Alô: isso não é corrida de montanha. Para assim ser chamada precisa ter desnível de verdade, precisa ter trilhas técnicas, precisa ter mais que estradas de terra batida, certo?

    Segue abaixo as datas já disponibilizadas. Abraços!


    JANEIRO
    20 - Circuito Metropolitano de Carreras de Montanha - 4ª Etapa - Santa Isabel - SP - 6 e 12 Km.
    27 - Copa Paulista de Corridas de Montanha - 1ª Etapa - Mairiporã - SP - 6 e 12 Km.

    FEVEREIRO
    03 - O Rei da Montanha - 1ª Etapa - Local a definir - Distâncias a definir. - CANCELADA
    03 - 30 Km Ponta do Papagaio - São José - SC - 30 Km Individual e revezamento.
    23 - Copa Paulista de Corridas de Montanha - 2ª Etapa - Mogi das Cruzes - SP - 6 e 12 Km.
    24 - Circuito Metropolitano de Carreras de Montanha - 5ª Etapa - São Paulo - SP - 6 e 12 Km.

    MARÇO
    02 - Desafio Serras Verdes Trail Run - Sapucaí-Mirim - MG - 4 e 10 Km.
    03 - K21 Curitiba - 1ª Etapa - Estância Ouro Fino - PR - 21 km.
    09 - Trilhas Night Run - Sertão Santana - RS -  5, 10 e 21 km.
    17 - XTerra Camp - 1ª Etapa - Natal - RN - Distâncias a definir.
    23 - Circuito Metropolitano de Carreras de Montanha 2013 - 1ª Etapa - Guarulhos - SP - Distâncias a definir.
    24 - Circuito Paranaense de Corrida em Montanha - Desafio Cânion da Faxina - 1ª Etapa - São Luiz do Purunã - PR - 6 e 12 km.
    30 - Copa Paulista de Corridas de Montanha - 3ª Etapa - Santo André - SP - 6 e 12 Km.
    31 - Endurance 50k - 1ª Etapa - Santo André - SP.

    ABRIL
    07 - Araçatuba Half Marathon - Tijucas do Sul - PR - 21 e 5 km.
    13 - Kailash Trail Run - 1ª Etapa -Cunha - SP - 6 e 12 km.
    13 e 14 - XTerra Camp Terê - 2ª Etapa - Teresópolis - RJ - Distâncias a definir.
    14 - Circuito do Cerrado - Brasília - DF - 6 e 12 Km.
    20 e 21 - XTerra Camp Minas - 3ª Etapa - Cidade a definir - MG - Distâncias a definir.
    28 - Copa Paulista de Corridas de Montanha - 4ª Etapa - São Sebastião - SP - 6 e 12 Km.
    MAIO

    04 - K21 Arraial do Cabo - 2ª Etapa - Arraial do Cabo- RJ - 21 km.
    04 - Ronco do Bugio - Porto Alegre - RS -  5, 10 e 21 km.
    04 e 05 - XTerra Camp Rota Imperial - 3ª Etapa - Pedra Azul - ES - Distâncias a definir.
    05 - O Rei da Montanha - 2ª Etapa - Local a definir - Distâncias a definir.
    12 - Circuito do Cerrado - 3ª Etapa - Pirenópolis - GO - 6 e 12 Km.
    12 - Circuito Metropolitano de Carreras de Montanha 2013 - 2ª Etapa - Guararema - SP - Distâncias a definir.
    19 - Copa Paulista de Corridas de Montanha - 5ª Etapa - Monteiro Lobato - SP - 6 e 12 Km.
    25 - Running DAVENTURA 2013 - Praia do forte - BA - 5, 8, 14 e 21 Km.
    25 - APTR Trail Run Videiras - Petrópolis - RJ - 12 e 25 Km.
    JUNHO
    01 - Naventura + Campos do Quiriri (Ultra Solo ou Trio) - Campo Alegre - SC - Distâncias a definir.
    01 - K21 Pirenópolis - 3ª Etapa - Pirenópolis - GO - 21 km.
    15 - Evento Avulso Carreras de Montanha - 1ª Etapa - Campos do Jordão - SP - 10, 21 e 42 Km.
    15 - Kailash Trail Run - 2ª Etapa - a definir - 6 e 12 km.
    16 - Perdidos Trail Run - Tijucas do Sul - PR 5 e 13 km.
    22 - Copa Paulista de Corridas de Montanha - 6ª Etapa - Santo Antônio do Pinhal - SP - 6 e 12 Km.
    22 - Desafrio Urubici - Urubici - SC - 26 (revezamento) e 52 Km.
    22 - XTerra Endurance - 1ª Etapa - Ilhabela - SP - Distâncias a definir.
    23 - Copa Paulista de Corridas de Montanha - 7ª Etapa - Paraibuna - SP - 6 e 12 Km.
    A Definir - K21 Santa Catarina - 4ª Etapa - Santa Catarina - 21 km.
    JULHO
    13 - Campeonato Mineiro  de Corridas de Montanha - Extrema - MG - 12 e 24 Km.
    14 Circuito Metropolitano de Carreras de Montanha 2013 - 3ª Etapa - Mogi das Cruzes - SP - Distâncias a definir.
    20 - Evento Surpresa TRC Brasil - Local e distâncias a definir.
    27 e 28 - Wol Extreme - Saquarema - RJ - 32 Km Solo ou revezamento.
    28 - Copa Paulista de Corridas de Montanha - 8ª Etapa - São Roque - SP - 6 e 12 Km.
    AGOSTO
    10 - XTerra Endurance - 2ª Etapa - Mangaratiba - RJ - Distâncias a definir. 
    11 - Copa Paulista de Corridas de Montanha - 9ª Etapa - Rio Grande da Serra - SP - 6 e 12 Km.

    17 - Laranjeiras 21K - Três Coroas - RS -  5, 10 e 21 km.
    17 - K42 Bombinhas - Bombinhas - SC - 12, 2X21 e 42 Km.
    18 - Circuito do Cerrado - 4ª Etapa - Formosa - GO - 6 e 12 Km.
    18 - Evento Avulso Carreras de Montanha - 2ª Etapa - Mogi das Cruzes - SP - 10, 21 e 42 Km. 
    25 - Copa Paulista de Corridas de Montanha - 10ª Etapa - Atibaia - SP - 6 e 12 Km.
    SETEMBRO
    08 - Circuito Paranaense de Corrida em Montanha - Desafio Morro da Palha - 2ª Etapa - Campo Magro - PR - 6 e 12 km. 
    15 - Campeonato Carioca  de Corridas de Montanha - Maromba - RJ - 6 e 12 Km.
    15 - Circuito Metropolitano de Carreras de Montanha 2013 - 4ª Etapa - Biritiba-Mirim - SP - Distâncias a definir.
    22 - O Rei da Montanha - 3ª Etapa - Local a definir - Distâncias a definir.
    10 - XTerra Endurance - 3ª Etapa - Tiradentes - MG - Distâncias a definir.
    29 - Copa Paulista de Corridas de Montanha - 11ª Etapa - Campos do Jordão - SP - 6 e 12 Km.
    29 - Maratona EcoCross Brasília 2013 - Brasília - DF - 7, 9, 11 e 15 Km Revezamento ou 42 Km Individual.
    OUTUBRO
    06 - K21 Ilha do Mel - 5ª Etapa - Paranaguá - PR - 21 km.
    13 - Circuito do Cerrado - 5ª Etapa - Chapada dos Veadeiros - GO - 6 e 12 Km.
    19 e 20 - Desafio Praias e Trilhas - Florianópolis - SC - 28 (revezamento) e 84 Km em dois dias.
    19 e 20 - XTerra Ceará - Aquiraz - CE - Distâncias a definir.
    20 - Circuito Metropolitano de Carreras de Montanha 2013 - 5ª Etapa - Suzano Baruel - SP - Distâncias a definir.
    26 - Lagoa da Harmonia 21K - Teutônia - RS - 5, 10 e 21 km.
    26 - Kailash Trail Run - 3ª Etapa - a definir - 6 e 12 km. 
    27 - Copa Paulista de Corridas de Montanha - 12ª Etapa - São Paulo - SP - 6 e 12 Km.
    NOVEMBRO
    09 - XC 42K Búzios - Búzios - RJ - 42 Km solo e revezamento.
    09 e 10 - XTerra Camp Juiz de Fora - Juiz de Fora - MG - Distâncias a definir.
    10 - Araçatuba Trail Run - Tijucas do Sul - PR - 6 e 13 Km
    16 - Maratona 42k Chapada Diamantina - Igatu - BA - 42 Km.
    24 - Copa Paulista de Corridas de Montanha - 13ª Etapa - São Bento do Sapucaí - SP - 6 e 12 Km.

    DEZEMBRO
    01 - O Rei da Montanha - 4ª Etapa - Local a definir - Distâncias a definir.
    07 e 08 - XTerra Floripa - Florianópolis - SC - Distâncias a definir.
    08 - Circuito Paranaense de Corrida em Montanha - Desafio Morro do Capivari - 3ª Etapa - Campina Grande do Sul - PR - 6 e 12 km.
    08 - Circuito Metropolitano de Carreras de Montanha 2013 - 8ª Etapa - Santa Isabel - SP - Distâncias a definir.
  • Modelo consagrado de tênis para Trail Running da Salomon chega ao Brasil
    April 9, 2013
    Por Equipe Trail Labs

    Olá montanheiros!

    Deve desembarcar dentro de alguns dias um dos modelos mais consagrados mundialmente para a prática do Trail Running, o Salomon XT S-LAB 5. Trata-se de uma versão renovada do tênis de trail XT Wings. Super leve e sem costuras, seu cabedal é colado a um chassis estável, oferecendo melhor amortecimento vertical, boa respirabilidade e ajuste preciso.

    Trata-se de uma escolha para diversos atletas do time internacional Salomon, sendo recomendado para provas de longa distância, pois tem durabilidade estendida e construção que protege de forma eficiente os pés do atleta contra as agruras das trilhas mais técnicas.

    História do produto:
    A linha S-LAB é desenvolvida em parceira com os atletas da equipe internacional, que participam da criação de produtos que atendam à exigências máximas de competições de alto nível. Este último modelo Salomon XT S-Lab 5  é um pouco mais estreito para um melhor ajuste na corrida.

    Preço sugerido: R$ 699.
    Onde encontrar: nas principais lojas do segmento.

    Confira abaixo um vídeo mostrando as etapas de criação dos calçados da linha S-Lab.

    Esperamos em breve poder testar o produto onde mais gostamos: as trilhas.

    Abraços.


  • Guia de Trilhas - Morro do Anhangava
    April 3, 2013
    Por Equipe Trail Labs
    INTRODUÇÃO

    Saudações.

    É com prazer que começamos aqui nosso guia de trilhas. A idéia do Trail Labs é gerar conteúdo relevante sobre locais para corrida em todo o território nacional. Para quem leu sobre nós, fica mais claro e fácil entender que a imensa maioria do conteúdo a ser postado estará próximo à nossa "sede": Curitiba, capital do Estado do Paraná. Por questão de logística, deslocamentos e custos, trata-se de opção clara e certeira. Certamente, estaremos correndo em outros estados e regiões  quando houver oportunidade. Da mesma forma, você leitor, pode colaborar enviando sua sugestão. Deixe seu e-mail conosco ali embaixo, nos comentários, que a gente responde dizendo que tipo de informações a gente precisa para colocar sua colaboração no ar. Vamos então à primeira trilha postada por nós, no Morro do Anhangava, cujo visual do cume é este da imagem abaixo.


    MORRO DO ANHANGAVA

    Localização

    O Morro do Anhangava e seus 1.420 metros de altitude, está localizado nas proximidades da localidade de Borda do Campo, distrito do município de Quatro Barras, região metropolitana de Curitiba, a aproximadamente 35 quilômetros da capital paranaense. O local é considerado um campo-escola de montanhismo, pois conta com trilhas para caminhada e corrida, bem como vias de escalada em rocha de todas as dificuldades.

    Chegando lá de carro: Deixe Curitiba pela BR-116 sentido São Paulo, seguindo até o trevo de Quatro Barras, cuja sede municipal pode ser visualizada à direita. Saindo desta rodovia, você chega ao centro da cidade. Siga as placas que indicam Borda do Campo e Morro do Anhangava à direita, onde você acaba tomando a PR 506. Em poucos quilômetros, placas indicarão que você deve deixar a rodovia e entrar na localidade de Borda do Campo, sempre seguindo as placas. Está tudo muito bem sinalizado. Basta seguir as indicações e quando se chega à Avenida das Pedreiras, começamos a subir de verdade. O asfalto acaba e começa um trecho de paralelepípedo. Este também se acaba metros adiante e segue-se em direção ao morro, já bem visível bem à frente. Chegamos! Ali há um trailer do IAP (Instituto Ambiental do Paraná) e um estacionamento particular (opcional, valor de R$ 10,00 em setembro de 2012). O retorno é pelo mesmo caminho.

    Chegando lá de ônibus: Embarque na linha CTBA/Quatro Barras (Via BR-116) no Terminal Guadalupe, centro da capital paranaense. Descendo no ponto final desta linha, o terminal de Quatro Barras, você embarca sem pagar nova passagem no ônibus da linha Borda do Campo. Basta tocar até o ponto final e você é deixado praticamente na porta do citado trailer do IAP. Consulte os horários aqui:http://www.urbs.curitiba.pr.gov.br/

    Chegando lá de bike: Se você tem espírito aventureiro o suficiente para chegar lá de bike, certamente saberá como chegar sem explicações do Trail Labs. Vá tranquilo e amarre sua magrela próximo ao trailer.

    O que não pode faltar: Calçado para correr em trilha, preferencialmente sem muito minimalismo, já que existem trechos muito técnicos com pedras soltas e lisas que irão detonar seus pezinhos; lanterna, mesmo que não pretenda estar lá pela noite, é obrigatório; celular, água suficiente para uma hora e meia de treino; corta-vento leve, visto que o tempo pode virar de repente como em todo ambiente de montanha; boné, pois o sol pega forte lá em cima; câmera fotográfica, o visual é mesmo incrível. O resto, como reposição energética, vai da sua experiência e precaução.


    Classificação da trilha*

    - Distância: 8,00 km.
    - Ganho altimétrico: 702 metros. 
    - Ponto mais baixo: 986 m.
    - Ponto mais alto: 1.431m segundo o Garmin Forerunner 405 utilizado no levantamento.
    - Dificuldade técnica: média-alta, com subidas duras e trechos de escalaminhada e descidas que exigem muita atenção para evitar acidentes.
    - Dificuldade física: baixa, são apenas 8 km, porém são exigentes, principalmente para subir.
    - Estilo: Euro-style (presença de trechos muito técnicos e verticais, inclusive com suporte auxiliar de artefatos fixados à rocha para maior segurança).
     Arquivo para GPS aqui.

    (*) Em nossas avaliação a respeito de dificuldade física, levamos sempre em consideração o desnível altimétrico, exposição e extensão. Pela visão de um iniciante, esta trilha pode parecer um super desafio. Mas acredite, existem trilhas bem mais exigentes. Se você já correu maratonas em trilhas, provavelmente achará a subida do Anhangava um mamão com açucar. 

    Roteiro

    Basicamente sobe-se por uma trilha, conhecida como frontal, e se desce por outra, chamada de Trilha da Asa-Delta. Em determinado momento, esta trilha de descida muda de direção e passa a encarar a montanha até se encontrar com a trilha principal, a Frontal e por ela se retorna ao ponto inicial entrando à direita. A não ser que você ainda tenha disposição. Neste caso, toque pra esquerda e suba mais uma vez! Fazendo isso, seu treino pula para aproximadamente 13 km e 1.100m de desnível.

    Correndo

    Faça o cadastro obrigatório de visitantes no Trailer do IAP (O Morro do Anhangava está inserido dentro do Parque Estadual da Serra da Baitaca), cheque seus cadarços, sua lanterna, seu lanche e pé na trilha. Na verdade na estrada. Menos de 200 metros e começa a trilha, subindo leve. É um single-track fácil, perfeitamente corrível e pouco técnico, exceção de um trecho que passa próximo a um riacho, onde tem uns barrancos empinados. Esta situação se repete até aproximadamente 1,5 km. Aí sim, a coisa começa a empinar e você encontrará muitas pedras colocadas por montanhistas voluntários que ajudam na contenção da erosão. 
     
    Pouco após o segundo quilômetro a direção da trilha muda e começamos a subir verdadeiramente a montanha. Se você correr neste trecho, pode se considerar elite! Trata-se de um único quilômetro onde se sobem 300 metros por trecho super técnicos, incluindo degraus chumbados na rocha e aderências de até 45 graus de inclinação. Força nas panturrilhas e muita atenção nos trechos de correntes. Em finais de semana ensolarados você pode encontrar algum congestionamento nestes trechos técnicos. Não se estresse, você está na montanha! É comum também a presença de famílias com suas crianças pequenas. Mas há espaço para todos, aproveite para fazer boas fotos ou se reidratar. Vamos lá falta pouco.

    O cume é atingido praticamente na marca do quilômetro três. Atenção, o ponto mais alto é aquele mais adiante! Chega-se a um antecume, desce-se até uma clareira e sobe no meio do matagal mesmo. Por ali, você encontra alguns carreiros que lhe levarão ao vizinho Morro Samambaia, onde começa a Trilha da Asa-Delta, que você utilizará para descer. É preciso de um mínimo de senso de orientação ou, bem mais seguro, baixar o arquivo para GPS aqui


    Desfrutado o visual, toca para baixo, com cuidado, rumo ao dito Samambaia. É coisa rápida, cinco minutos e desceu uns 100 metros. No topo plano do Samambaia é possível até mesmo abrir a passada por umas poucas dezenas de metros. No entanto, logo começamos a descer. Não tão forte como a trilha anterior se apresentou, a pendente segue em zigue-zague morro abaixo, permitindo uma corrida gostosa, porém atenta, já que há muitas pedras soltas e uns valetões dispostos a engolir os menos cuidadosos. Ao final da trilha vê-se uma estrada se abrido em frente. Esqueça-a. Pegue a trilha à esquerda que sobe de leve e veja se o estrago nos quadríceps foi muito grande. 

    Neste trecho sob mata, tem um sobe-e-desce bacana, até chegar ao segundo trailer do IAP, em uma entrada secundária. Ali encaramos novamente uma trilha que sobe direto à montanha e acaba interceptando em poucos minutos o carreiro inicial, aquele por onde você subiu. Você tem um bom senso de orientação e estudou as imagens e então sabe que para retornar deve tomar à direita neste ponto. Caso contrário, deixe seu e-mail que a gente marca uma clínica personalizada lá na montanha =D

    O retorno é correndo suave pelo quilômetro e meio restante. Um atleta em condições medianas, como a maioria de nós, pode fazer este trecho todo em uma hora, acreditamos. Achou pouco? Dê mais uma volta ou explore outras trilhas na região como o Itupava (falaremos dele em breve), o acesso à cachoeira (trilha curta, de uns 3 quilômetros ida-e-volta) e estradas rurais. Como dito acima, o Morro do Anhangava sempre foi um campo-escola de escalada e montanhismo. Agora ele também se presta muito bem a um contato inicial com trilhas de verdade, com desnível, com técnica e com extensão adequada para iniciantes.

    Turma, este é apenas nossa primeira sugestão de trilha publicada. Temos ainda muito por melhorar e o espaço está aberto à suas ideias sobre o que devemos postar para tornar este espaço ainda mais interessante. Certamente, no próximo roteiro, teremos mais informações relevantes que acabamos esquecendo de postar aqui, por falta de prática mesmo. Segue abaixo mais algumas imagens.

    Um grande abraço e boas trilhas!





  • Ana Barbara Vicentin
    April 1, 2013

    Natural de Colombo - PR, nascida em 1984, residi durante 27 anos por lá, onde pude conviver intensamente com a natureza da região, praticando esportes ao ar livre. Aos 28 anos passei a viver em Curitiba, mas não por isso deixei de ir ao encontro da natureza. Basta uma simples oportunidade lá estou eu correndo, pedalando, fazendo trilhas ou subindo montanhas.

    Desde adolescente já me embrenhava pelas trilhas e esse gosto só cresceu. Assim, comecei a excursionar pelo Paraná em busca de trilhas, principalmente pela sua exuberante Serra do Mar. A divisa estadual não foi fator limitante para mais aventuras, e assim tive também oportunidades de percorrer caminhos por outros estados brasileiros, como São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Nos anos de 2011 e 2012 respectivamente, realizei trekkings no Chile e na Serra do Cipó - MG. 

    Pedalo ativamente desde 2006 e tive a oportunidade de competir em provas de Mountain Bike pelo Paraná e realizar longas viagens de bike pelas regiões naturais do Sul do Brasil.

    Desde 2007 pratico a corrida. Participei de inúmeras provas, tanto no asfalto como no "mato" e inclusive concluí 3 maratonas, sendo duas em Curitiba - PR e outra em Porto Alegre - RS. Em 2012 me dediquei exclusivamente às corridas de montanha, participando de provas nos estados do Paraná, Minas Gerais e Santa Catarina. Para este ano, pretendo estar presente  na Maratona de Curitiba uma vez mais.

    Como formação, tenho curso superior em Artes Gráficas seguida por uma Especialização em Design da Informação. Sou praticante da Fotografia, atraída principalmente pelas paisagens naturais. Assim decidi unir esses meus conhecimentos com o gosto pelas corridas de montanhas, e em parceria com George Volpão, criar o site TrailRunning BRASIL, pedra inicial da formatação do Trail Labs, site que tem a saudável pretensão de tornar-se referência no assunto para os corredores e entusiastas neste nosso Brasil.

    Neste espaço, colaboro oferecendo conhecimento adquirido nos anos de estudo e de atuação profissional na área de design e web, bem como publicar textos e artigos com o outro lado, a visão "feminina" das corridas em trilhas, já que a participação das mulheres cresce velozmente em eventos do gênero.

    Venha conosco!
  • Contato
    April 2, 2013
    É fácil entrar em contato conosco. Temos diversos canais à sua disposição. Escolha seu favorito:

    E-mail: contato@trail-labs.com.br

    Estamos à sua disposição. Participe, sugira, reclame, critique, opine, corra, se jogue!

    Equipe Trail Labs.
  • George Volpão
    April 1, 2013
    Montanhista, corredor e amante das atividades ao ar livre, nasci em Curitiba - PR há 36 anos onde resido até hoje. A apenas 50 quilômetros da capital paranaenses erguem-se as encostas da Serra do Mar, onde exercito o prazer da vida nas montanhas com a maior frequência possível. Além do Paraná, já percorri trilhas em Minas Gerais, Santa Catarina, Espírito Santo, Distrito Federal, Rio de Janeiro, São Paulo, Argentina e Chile. Oriundo do montanhismo, busco correr e pedalar em trilhas pelo mundo todo, unindo a paixão pelas montanhas com o prazer proporcionado pelas atividades esportivas de longa distância. Atualmente, além de editor-chefe do Trail Labs, trabalho como coordenador de marketing e e-commerce na Jamur Bikes, empresa localizada na capital paranaense.

    Nas montanhas brasileiras desde 1995, tive participação ativa no cenário montanhista paranaense logo após o ano 2000. Neste tempo contei com centenas de incursões pelas montanhas brasileiras, fazendo do montanhismo não só um estilo de vida mas também uma maneira de encarar o mundo.

    Entre 2009 e 2013 participei de algumas provas longas de corridas, sendo no total onze maratonas e duas ultras, estas sempre em trilhas.

    Além da vida nas montanhas e nas estradas, também dedico meu tempo à escrita, tendo uma grande coleção de textos já publicados em sites e revistas, bem como em meu blog pessoal. Para meter ainda mais a cara nesta atividade, criei junto com a Ana Barbara o site TrailRunning BRASIL, que veio a se tornar o Trail Labs, que tem a pretensão de ser fonte certa e garantida de informações para os corredores de montanha de nosso país.

    Encontro você nas trilhas!
     
Headlines by FeedBurner

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

  • João Colaço descreve a sua prestação pessoal nos 119Km da Transgrancanaria.
    March 4, 2013
    "A Transgrancanaria vai-me ficar gravada na memória de uma forma muito positiva. A classificação superou em muito as minhas expectativas dado o nível dos atletas em prova. Mas, tirando um pormenor ou outro, tudo me correu de feição. Avaliando a prova, em termos logísticos, não há nada a apontar pois desde a entrega dos dorsais, passando pelos abastecimentos com voluntários dedicadíssimos, pelas refeições, tudo estava muito organizado. Apenas achei a feira do trail muito reduzida. Quanto à...
  • PRINCETON TEC APEX PRO - Um frontal inovador
    February 6, 2013
      Recebemos novamente da SPIRANTT um artigo para testes. Desta vez a SPIRANTT presenteou-nos com um fantástico frontal: o PRINCETON TEC APEX PRO. Experimentámos o frontal em treinos nocturnos em montanha, mas também na estrada durante vários treinos.             Este frontal tem uma enorme capacidade de se adaptar às necessidades de um atleta. É impermeável, possui 200 lumens e dois sistemas de luz: uma luz central e duas luzes laterais (uma de cada...
  • Site Trail de Portugal completa hoje um ano de existência
    January 25, 2013
        Hoje o site Trail de Portugal completa um ano de existência. Foi há um ano que tudo começou, começou com o mesmo objectivo que actualmente tem: divulgar a modalidade e proporcionar no que for possível maior projecção e informação aos atletas portugueses. Durante este primeiro ano, embora os apoios tenham sido poucos e insuficientes para concluir alguns dos nossos objectivos, foi um ano extremamente positivo e de muita aprendizagem. Durante um ano proporcionamos imensa...
  • Portugueses preparam-se para excursão a Chamonix - UTMB
    January 18, 2013
              Portugal está mais uma vez em grande nível no trail running ao nível internacional. Para o Ultra Trail du Mont Blanc pré-inscreveram-se 89 atletas, 62 dos quais ficaram apurados após o sorteio de inscrições e 32 já confirmaram as inscrições. Isto quer dizer duas coisas: os portugueses andam a fazer muitas provas para conseguirem pontuar e estão cada vez mais a idealizar objectivos mais aliciantes.          ...
  • Primeiro fim de semana competitivo do ano de 2013
    January 15, 2013
         No dia 12 de Janeiro, iniciou-se mais um ano competitivo do trail running em Portugal. A primeira prova com regime competitivo foi a primeira série do circuito de provas OhMeuDeus. Esta primeira etapa desenrolou-se em Proença-a-Nova nas distâncias de 20, 40 e 60Km e contou com cerca de 120 atletas no conjunto das três provas, o que significa um bom número relativamente às edições anteriores. A opinião geral também melhorou bastante relativamente aos anos anteriores, no...
  • A Suunto lança o novo GPS Track POD
    December 20, 2012
          Apenas com 35 gramas, o GPS Track POD tem um sensor wireless que utiliza tecnologia satélite, para gravar informação de velocidade, distância e rota e ainda é submersível.       A Suunto tem o prazer de anunciar o lançamento do novo GPS Track POD, a ferramenta perfeita para desportistas, que querem um dispositivo leve e manejável para controlar os seus treinos e aventuras nas montanhas. Pode utilizar-se sozinho ou acompanhado pelos...
  • I Trail Santa Iria
    December 20, 2012
          Mais uma prova para completar o calendário nacional. Organizada pela Comissão de Festas de Santa Iria, realizar-se-á no dia 3 de Fevereiro de 2013 na localidade de Branzêlo, freguesia de Melres - Gondomar.     O evento tem como objectivos a divulgação das excelentes condições existentes na Serra de Santa Iria e na Serra das Banjas, para a prática desta modalidade, a angariação de fundos para as festividades locais, criar um envolvimento de...
  • O Trail Running na revista "O Praticante"
    December 19, 2012
    Foi com imenso prazer que recebemos o convite da Revista O Praticante para escrevermos sobre o Trail Running nas suas edições. Agradecemos desde já esta oportunidade de divulgação do nosso desporto! Abaixo seguem as noticias relativas ao Trail Running. Para aceder gratuitamente à restante revista, aceda clicando aqui!
  • Um futuro sustentado para o trail running - OPINIÃO
    December 19, 2012
        O Trail Running é um dos desportos com maior expansão em Portugal e no Mundo. Como em quase todos os desportos, da sua nascença propriamente dita, aos dias de hoje, muitas coisas mudaram. O objetivo de cada modalidade é sempre o mesmo: lutar por uma modalidade justa, atrair público, expandir a sua área de influênica e apoiar os praticantes desse desporto.     Essa divulgação e apoio da modalidade é feita atualmente pelas Federações e Associações, nacionais e...
  • Habilite-se a três inscrições gratuitas para os Trilhos do Paleozóico!
    December 2, 2012
    Basta aceder ao seguinte link (Clique Aqui) e basta seguir os passos! Boa sorte!
Headlines by FeedBurner

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

  • [Olhar de quem Correu] Conquista de Ouro
    August 30, 2013
    O desafio da vez foi a etapa Atibaia da Copa Paulista de Corridas de Montanha, em 25/08/13, com largada no Campo de Pouso Livre (+/- 760m) e chegada no cume da Pedra Grande (1350m). Essa era uma prova que eu queria correr desde que soube da sua existência. As fotos e vídeos das edições anteriores [...]
  • Confira os TOPTEN da Copa Paulista de Corridas de Montanha
    August 29, 2013
    A Copa Paulista de Corridas de Montanha segue para sua décima primeira etapa da temporada 2013 em Campos do Jordão. Confira os TOPTEN das provas curtas: Masculino   Pos Nome Pontos 1 Jose Naldo De Lira 75142 2 Ednaldo Dos Santos Araujo 73611 3 Andre Ferreira Vieira 73272 4 Alexandre Nilcelio Teles 73132 5 Jose [...]
  • Subida da Pedra Grande em Atibaia
    August 28, 2013
    Atibaia recebeu no último domingo a X etapa da Copa Paulista de Corridas de Montanha. Mais de 100 atletas encararam a subida da pedra grande em uma das mais tradicionais provas de Corridas de Montanha do calendário brasileiro. Na prova principal CÉLIO AUGUSTO DA ROSA de São Bento do Sapucaí chegou na primeira colocação com [...]
  • RESULTADOS Provisórios Atibaia 2013
    August 25, 2013
    LONGO MASCULINO Pos Num Nome Pos Faixa Tempo Equipe 1 749 CÉLIO AUGUSTO DA ROSA 00:54:20 SÃO BENTO DO SAPUCAÍ 2 1085 PAULO TADEU MOREIRA 00:54:43 E.A.NATIVIDENSE/BENEDONI,PREF.MUNICIPAL 3 891 HAMILTON RODOLFO MIRAGAIA 00:57:32 SÃO BENTO DO SAPUCAÍ 4 882 FABRÍCIO HENRIQUE BARBOSA 1 01:01:49 SÃO BENTO DO SAPUCAÍ 5 1039 GENIVAL VIEIRA BARBOSA 1 01:05:40 [...]
  • Copa Paulista segue para Atibaia nesse final de semana
    August 23, 2013
    A temporada 2013 da Copa Paulista de Corridas de Montanha chegou em sua décima etapa que ocorrerá na cidade de Atibaia no próximo domingo (25). As largadas para as provas serão às 8 horas, na Pista de Pouso de Voo livre de Atibaia, Rua Comendador Jácomo Antônio La Selva, 99. A retirada do kit de [...]
  • Resultados Provisórios – Rio Grande da Serra 2013
    August 12, 2013
    LONGO MASCULINO Pos Num Nome Pos Faixa Tempo Equipe 1 960 PAULO TADEU MOREIRA 01:12:41 E.A.NATIVIDENSE/NSA SUPERMERCADO 2 785 HAMILTON RODOLFO MIRAGAIA 01:14:15 SÃO BENTO DO SAPUCAÍ 3 759 CÉLIO AUGUSTO DA ROSA 01:15:14 SÃO BENTO DO SAPUCAÍ 4 786 FABRÍCIO HENRIQUE BARBOSA 1 01:26:16 SÃO BENTO DO SAPUCAÍ 5 951 LOURIVAL NOVAIS RUAS 1 [...]
  • IMPORTANTE – Como chegar na etapa de Rio Grande da Serra
    August 7, 2013
    IMPORTANTE A largada da Etapa Rio Grande da Serra será na Morada dos Anjos um lugar paradisíaco nas costas da serra de Paranapiacaba. siga as instruções de como chegar. BAIXAR A VERSÃO PARA IMPRESSÃO DA PLANILHA DE COMO CHEGAR EM WORD EM PDF Recomendamos seguir a planilha pois na região não existe sinal de celular [...]
  • Célio Augusto e Maria Lúcia de Moraes vencem os Brasileiros de Corridas em Montanha
    July 31, 2013
    Na manhã deste domingo, 28, a cidade de Monteiro Lobato, no interior de São Paulo, sediou pela primeira vez os Campeonatos Brasileiros Caixa de Corridas em Montanha. A competição foi marcada por muita emoção e adrenalina, já que os atletas ainda não conheciam o percurso e tiveram que descobrir, simultaneamente, os obstáculos da prova e [...]
  • Resultados Provisórios MONTEIRO LOBATO 2013
    July 28, 2013
    LONGO MASCULINO Pos Num Nome Pos Faixa Tempo Equipe 1 744 CÉLIO AUGUSTO DA ROSA 01:01:18 SÃO BENTO DO SAPUCAÍ 2 880 ANTONIO FERNANDO DOS SANTOS 01:01:25 G.R. BARUERI 3 851 IVAN DOS REIS PRADO 01:01:33 KM10 SPORTS 4 886 PAULO TADEU MOREIRA 1 01:03:18 E.A.NATIVIDENSE/NSA SUPERMERCADO 5 876 JEFFERSON ASSIS DE SOUZA 1 01:03:47 [...]
  • Campeonatos Brasileiros Caixa de Corridas em Montanha prometem agitar terra do Sítio do Pica-Pau Amarelo
    July 22, 2013
    No dia 28 de julho, atletas de todo o Brasil desafiarão a altitude e as baixas temperaturas da Serra da Mantiqueira em busca dos principais títulos de atletismo de aventura do país. Trata-se dos Campeonatos Brasileiros Caixa de Corridas em Montanha, que serão disputados em quatro modalidades: Adulto Masculino, Adulto Feminino, Juvenil Masculino e Juvenil Feminino. [...]
Headlines by FeedBurner

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

  • 3ª série do Circuito Oh Meu Deus - Serra da Estrela (100 Milhas)
    April 27, 2013
    Site oficial: (Clique Aqui)
  • 2ª série do Circuito Oh Meu Deus - Vila de Rei
    March 9, 2013
    Site oficial: (Clique Aqui)
  • IV Trail de Conímbriga Terras de Sicó
    February 24, 2013
    Regulamento: (Clique Aqui)
  • Trilho do Castelejo
    February 17, 2013
    Site oficial: (Clique Aqui)
  • Trail Santa Luzia
    February 10, 2013
      REGULAMENTO TRAIL RUNNING Stª LUZIA MUITO IMPORTANTE - É preciso ter a condição física adequada às características desta prova de extrema dureza, que junta ao mesmo a quilometragem, longa duração, terreno montanhoso, grandes desníveis, exposição ao sol, etc.  - É imprescindível beber nos abastecimentos e alimentar-se convenientemente.  - Devido às características tão especiais da prova, é recomendável a utilização de calçado e roupa adequada, boné, óculos e creme...
  • Trilhos dos Abutres
    January 25, 2013
    REGULAMENTO   O III Trilhos dos Abutres será realizado no dia 26 de Janeiro de 2013, em Miranda do Corvo, independentemente das condições climatéricas do dia, desde que a organização entenda que não ofereçam risco aos participantes. O III Trilhos dos Abutres será constituído por quatro provas: Ultra Trilhos dos Abutres / Decathlon Coimbra com 45 km, Trilhos 20km, Caminhada 12km e Trail Junior. È uma organização dos Abutres Running Team e da Associação Abútrica com o apoio dos...
  • Cross Laminha
    January 13, 2013
      Site oficial: (Clique Aqui)
  • 1ª série do Circuito Oh Meu Deus - Proença-a-Nova
    January 12, 2013
    Site ofical: (Clique Aqui)
  • 1º Leiria Christmas Night Trail
    December 15, 2012
    Evento do facebook: (Clique Aqui)
  • 1º Trail de S. Silvestre 2012
    December 9, 2012
    Site oficial: (Clique Aqui)            
Headlines by FeedBurner

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

  • 3ª série do Circuito Oh Meu Deus - Serra da Estrela (100 Milhas)
    April 27, 2013
    Site oficial: (Clique Aqui)
  • 2ª série do Circuito Oh Meu Deus - Vila de Rei
    March 9, 2013
    Site oficial: (Clique Aqui)
  • João Colaço descreve a sua prestação pessoal nos 119Km da Transgrancanaria.
    March 4, 2013
    "A Transgrancanaria vai-me ficar gravada na memória de uma forma muito positiva. A classificação superou em muito as minhas expectativas dado o nível dos atletas em prova. Mas, tirando um pormenor ou outro, tudo me correu de feição. Avaliando a prova, em termos logísticos, não há nada a apontar pois desde a entrega dos dorsais, passando pelos abastecimentos com voluntários dedicadíssimos, pelas refeições, tudo estava muito organizado. Apenas achei a feira do trail muito reduzida. Quanto à...
  • IV Trail de Conímbriga Terras de Sicó
    February 24, 2013
    Regulamento: (Clique Aqui)
  • Trilho do Castelejo
    February 17, 2013
    Site oficial: (Clique Aqui)
  • Trail Santa Luzia
    February 10, 2013
      REGULAMENTO TRAIL RUNNING Stª LUZIA MUITO IMPORTANTE - É preciso ter a condição física adequada às características desta prova de extrema dureza, que junta ao mesmo a quilometragem, longa duração, terreno montanhoso, grandes desníveis, exposição ao sol, etc.  - É imprescindível beber nos abastecimentos e alimentar-se convenientemente.  - Devido às características tão especiais da prova, é recomendável a utilização de calçado e roupa adequada, boné, óculos e creme...
  • PRINCETON TEC APEX PRO - Um frontal inovador
    February 6, 2013
      Recebemos novamente da SPIRANTT um artigo para testes. Desta vez a SPIRANTT presenteou-nos com um fantástico frontal: o PRINCETON TEC APEX PRO. Experimentámos o frontal em treinos nocturnos em montanha, mas também na estrada durante vários treinos.             Este frontal tem uma enorme capacidade de se adaptar às necessidades de um atleta. É impermeável, possui 200 lumens e dois sistemas de luz: uma luz central e duas luzes laterais (uma de cada...
  • Trilhos dos Abutres
    January 25, 2013
    REGULAMENTO   O III Trilhos dos Abutres será realizado no dia 26 de Janeiro de 2013, em Miranda do Corvo, independentemente das condições climatéricas do dia, desde que a organização entenda que não ofereçam risco aos participantes. O III Trilhos dos Abutres será constituído por quatro provas: Ultra Trilhos dos Abutres / Decathlon Coimbra com 45 km, Trilhos 20km, Caminhada 12km e Trail Junior. È uma organização dos Abutres Running Team e da Associação Abútrica com o apoio dos...
  • Site Trail de Portugal completa hoje um ano de existência
    January 25, 2013
        Hoje o site Trail de Portugal completa um ano de existência. Foi há um ano que tudo começou, começou com o mesmo objectivo que actualmente tem: divulgar a modalidade e proporcionar no que for possível maior projecção e informação aos atletas portugueses. Durante este primeiro ano, embora os apoios tenham sido poucos e insuficientes para concluir alguns dos nossos objectivos, foi um ano extremamente positivo e de muita aprendizagem. Durante um ano proporcionamos imensa...
  • Portugueses preparam-se para excursão a Chamonix - UTMB
    January 18, 2013
              Portugal está mais uma vez em grande nível no trail running ao nível internacional. Para o Ultra Trail du Mont Blanc pré-inscreveram-se 89 atletas, 62 dos quais ficaram apurados após o sorteio de inscrições e 32 já confirmaram as inscrições. Isto quer dizer duas coisas: os portugueses andam a fazer muitas provas para conseguirem pontuar e estão cada vez mais a idealizar objectivos mais aliciantes.          ...
  • Primeiro fim de semana competitivo do ano de 2013
    January 15, 2013
         No dia 12 de Janeiro, iniciou-se mais um ano competitivo do trail running em Portugal. A primeira prova com regime competitivo foi a primeira série do circuito de provas OhMeuDeus. Esta primeira etapa desenrolou-se em Proença-a-Nova nas distâncias de 20, 40 e 60Km e contou com cerca de 120 atletas no conjunto das três provas, o que significa um bom número relativamente às edições anteriores. A opinião geral também melhorou bastante relativamente aos anos anteriores, no...
  • Cross Laminha
    January 13, 2013
      Site oficial: (Clique Aqui)
  • 1ª série do Circuito Oh Meu Deus - Proença-a-Nova
    January 12, 2013
    Site ofical: (Clique Aqui)
  • A Suunto lança o novo GPS Track POD
    December 20, 2012
          Apenas com 35 gramas, o GPS Track POD tem um sensor wireless que utiliza tecnologia satélite, para gravar informação de velocidade, distância e rota e ainda é submersível.       A Suunto tem o prazer de anunciar o lançamento do novo GPS Track POD, a ferramenta perfeita para desportistas, que querem um dispositivo leve e manejável para controlar os seus treinos e aventuras nas montanhas. Pode utilizar-se sozinho ou acompanhado pelos...
  • I Trail Santa Iria
    December 20, 2012
          Mais uma prova para completar o calendário nacional. Organizada pela Comissão de Festas de Santa Iria, realizar-se-á no dia 3 de Fevereiro de 2013 na localidade de Branzêlo, freguesia de Melres - Gondomar.     O evento tem como objectivos a divulgação das excelentes condições existentes na Serra de Santa Iria e na Serra das Banjas, para a prática desta modalidade, a angariação de fundos para as festividades locais, criar um envolvimento de...
  • O Trail Running na revista "O Praticante"
    December 19, 2012
    Foi com imenso prazer que recebemos o convite da Revista O Praticante para escrevermos sobre o Trail Running nas suas edições. Agradecemos desde já esta oportunidade de divulgação do nosso desporto! Abaixo seguem as noticias relativas ao Trail Running. Para aceder gratuitamente à restante revista, aceda clicando aqui!
  • Um futuro sustentado para o trail running - OPINIÃO
    December 19, 2012
        O Trail Running é um dos desportos com maior expansão em Portugal e no Mundo. Como em quase todos os desportos, da sua nascença propriamente dita, aos dias de hoje, muitas coisas mudaram. O objetivo de cada modalidade é sempre o mesmo: lutar por uma modalidade justa, atrair público, expandir a sua área de influênica e apoiar os praticantes desse desporto.     Essa divulgação e apoio da modalidade é feita atualmente pelas Federações e Associações, nacionais e...
  • 1º Leiria Christmas Night Trail
    December 15, 2012
    Evento do facebook: (Clique Aqui)
  • 1º Trail de S. Silvestre 2012
    December 9, 2012
    Site oficial: (Clique Aqui)            
  • Habilite-se a três inscrições gratuitas para os Trilhos do Paleozóico!
    December 2, 2012
    Basta aceder ao seguinte link (Clique Aqui) e basta seguir os passos! Boa sorte!
Headlines by FeedBurner

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

  • Resultados da Noite do Perrengue
    September 8, 2013
    A madrugada de domingo, 01 de setembro, em Costa do Sauípe foi sacudida pela Noite do Perrengue, corrida de aventura organizada por Arnaldo Maciel e Gustavo Chagas que contou com 38 duplas de perrengueiros entre mistas, masculinas e femininas.
    A prova tinha um formato interessante e versátil, pois a ideia era agradar tanto os veteranos quanto os novatos. Alguns PCs não eram obrigatórios devido a uma navegação mais complicada, deixando na
  • Rocky Spirit 2013: imagens do festival realizado em RJ e SP
    September 4, 2013
    Aconteceu no Parque do Ibirapuera em São Paulo, nos dias 24 e 25 de agosto, a terceira edição do Rocky Spirit, maior festival de filmes ao livre do Brasil. Em um super telão de 150 metros quadrados e definição impressionante, foram exibidos mais de 20 filmes outdoor entre produções nacionais e internacionais.
    Muita gente esteve presente em outras edições e chegaram preparadas para a maratona de filmes, com cad
  • Segunda edição do Desafio das Serras promete trilhas técnicas e muita emoção
    September 3, 2013
    O final de semana será de muita emoção na região de Itatiaia. O motivo é a realizada a segunda edição do Desafio das Serras, corrida de montanha com percursos de 40 km e 80 km por trilhas da região. Trata-se de um desafio muito técnico e que tem como pano de fundo uma das mais belas regiões do país. Este ano a largada será na cidade de Penedo, passando por Visconde de Mauá, onde no alto da serra as d
  • Extremaventura com inscrições abertas
    September 2, 2013
    Estão abertas até o dia 20/09 as inscrições para a corrida de aventura Extremaventura que acontecerá dia 28 de setembro na região do Vale do Ribeira próxima a Curitiba valendo como seletiva paranaense do Circuito Brasileiro de Corridas de Aventura e contando pontos para o Ranking Brasileiro de Corridas de Aventura.
    Extremaventura
  • Site Bike é Legal promete agitar o mês da mobilidade no país
    August 27, 2013
    No próximo dia 30 de agosto entra no ar o site "Bike é Legal" (www.bikeelegal.com), um portal na internet com discussões, ideias e conteúdos atualizados diariamente sobre bicicleta, mobilidade urbana e sustentabilidade. Entre os principais temas, o site fala sobre a bike no transporte, no esporte, no lazer e na lei, além da mobilidade nas cidades do Brasil e do mundo. Ciclistas que sã
  • A Noite do Perrengue é das mulheres
    August 27, 2013
    Vai acontecer no próximo fim de semana,dia 31/08/2013 em Costa do Sauípe, Bahia, a prova "Noite do Perrengue", corrida de aventura destinada a novatos e veteranos com 40 km nas modalidades de Trekking, MTB, Canoagem e Natação.
    A prova terá como base o Condomínio Quintas Private que fica dentro do Complexo hoteleiro de Costa de Sauípe, local privilegiado para a prática de esportes, com trilhas, uma lagoa belí
  • São Paulo recebe festival de filmes ao ar livre com entrada gratuita
    August 23, 2013
    A cidade de São Paulo receberá, neste fim de semana, 24 e 25 de agosto, a terceira edição do maior festival de filmes ao livre do Brasil: o Rocky Spirit. O evento reúne mais de 20 filmes outdoor, em um super telão de alta definição com 150 metros quadrados. O parque do Ibirapuera será a sala de cinema do festival, que contará com dezenas de produções nacionais e internacionais, estas vindas da mais importan
  • O Rei da Montanha agitará trilhas de Taiaçupeba
    August 23, 2013
    No dia 22 de setembro, domingo, Taiaçupeba será palco da corrida O Rei da Montanha. A corrida que, por três edições foi realizada em Sabaúna, agora ganha novos ares e terá largada na SAT - Sociadade Amigos de Taiaçupeba.
    Com quatro distâncias, atendendo todos os níveis de atletas, O Rei da Montanha terá percursos de 3k, 7k, 14k e 21k, como nas edições anteriores. "Nosso grande objetivo
  • Columbia Vidaraid é bicampeã do Ecomotion/Pro 2013
    August 16, 2013
    O Ecomotion/Pro 2013 não poderia ter um final mais emocionante. Depois de liderar a maior corrida de aventura das Américas desde o segundo dia de disputa, a equipe Columbia Vidaraid conquistou o bicampeonato fechando a prova com 1h28 de vantagem para a segunda colocada, Seagate, da Nova Zelândia, atual campeã mundial e líder do ranking da Adventure Racing World Series.
    Columbia Vidaraid vence o Ecomotion /Pro 2013
  • Amadurecimento da K42 Bombinhas Adventure Marathon
    August 9, 2013
    Atletas estão sempre treinando para buscar o seu melhor tempo, seu melhor desempenho, seu melhor condicionamento. Com a organização de uma maratona de aventuras não é diferente. A K42 Bombinhas Adventure Marathon assim como um atleta de alto rendimento, evolui a cada ano. Em sua quinta edição, o evento teve seu número de inscritos esgotado em tempo recorde, e nesse caso, a quantidade também é qualidade, já que o n
Headlines by FeedBurner

0 comentarios:

Publicar un comentario

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Diseñado por José Touriño Campelo